terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CONSIDERAÇÕES FINAIS

     A tarefa proposta pela interdisciplina do Seminário Integrador durante o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS foi extremamente importante para a minha autoavaliação, para valorizar as minhas conquistas, o meu desenvolvimento intelectual, profissional, estudantil e pessoal.
     O exercício de revisar as postagens realizadas durante o curso possibilitou-me um olhar crítico, com mais experiência, introspecção e aprimoramento. Em algumas delas, observando os trabalhos realizados percebi a minha imaturidade de principiante neste curso à distância cheio de desafios e surpresas. Em outros casos, constatei que se eu pudesse voltar no tempo com a maturidade que tenho hoje faria tudo melhor.
   Durante o processo de reflexão passei a assimilar o que de fato foi construído no decorrer deste curso em termos de aprendizagem. Diversas vezes algumas das atividades propostas pelos professores e tutores das diversas interdisciplinas pareceram sem sentido naquele momento. Hoje, após ter realizado o Estágio Curricular Supervisionado, analisado o Portfólio de Aprendizagens e ter concluído o TCC, ficou evidente o quanto todas as atividades desenvolvidas contribuíram para a minha formação docente, tanto na qualificação da prática pedagógica quanto em termos de conhecimento na área da educação.
      De fato, o PEAD da UFRGS foi coerente também no que se refere à teoria e a prática, pois aprendi com meus professores, tutores, colegas, alunos, pesquisas de campo, através das leituras propostas e pela prática diária como docente. Da mesma forma, adquiri novos conhecimentos nos mais variados ambientes e programas virtuais que envolvem a Tecnologia da Informação e Comunicação.
Agora, que é possível visualizar todo o processo percorrido, tenho a oportunidade de compreender os avanços e as conquistas, sei qual foi o ponto de partida, pois grande parte das aprendizagens estão registradas neste portfólio de aprendizagens.  Através das reflexões realizadas neste eixo também pude compreender o processo de ensino e aprendizagem que foi sendo aprimorado no decorrer destes quatro anos.
   Eu sei que todos estão ansiosos para que acabe logo a faculdade, mas quando ela estiver concluída iremos perceber que esta época, com certeza, foi uma das melhores de nossa vida, então sentiremos muita, muita saudades de todos os professores, tutores e colegas.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

   O filme "Entre os Muros da Escola" é uma versão realista do que se passa dentro do ambiente escolar. Retrata as falhas no sistema educacional, a angústia docente pelo desprezo dos alunos em relação à aprendizagem. Retrata os desafios e provações à que o docente é submetido todos os dias, enquanto tenta realizar seu trabalho. A árdua tarefa de promover o conhecimento, o que é claro, só é possível com a colaboração de ambas as partes (docentes e discentes).
Um dos maiores desafios, hoje, é prender a atenção da geração internet e instigá-los a pensar, produzir, criar e ousar. Não há receitas prontas, mesmo porque o bom ensino está em constante movimento. Então é preciso evoluir em consonância com este mundo em constante mutação.
Resgatar valores (respeito, dignidade, honestidade, fraternidade) para, consequentemente, provocar a mudança esperada para este sistema em falência. 
Eis aí, uma desafiadora proposta para o ser professor no contexto atual. Vencer o ludíbrio com que são tratados os profissionais em educação, e acima de tudo, levar o educando a ser um indivíduo crítico, ciente dos deveres e direitos para com a sociedade, que saiba se posicionar diante de situações (hilariantes) pelas quais atravessa o país, que saiba discernir entre o “bem” e o “bom”, entre o aceitar e o questionar, entre alienação e democracia, entre o esperar e o buscar...
O caminho é longo e sinuoso, mas a caminhada inicia com um passo. A formação e valorização dos profissionais em educação são os passos primordiais para uma caminhada de sucesso.
Durante o Estágio Curricular Supervisionado tive a oportunidade de sair “dos muros da escola” e proporcionar novas aprendizagens através dos Projetos de Aprendizagem. Eles foram além deste espaço fechado, quebraram fronteiras, perceberam que o mundo gira e que somos protagonistas deste mundo e não somente seres que não têm nada a oferecer.
E é isto que devemos construir com nossos alunos, a esperança, mas não ficar somente na esperança, mas pensar, refletir e buscar soluções, e desta forma construir sujeitos ousados, autônomos, pessoas responsáveis por este mundo em que vivemos.      

EIXO V

No eixo V, 2008/2 realizamos a análise da escola do ponto de vista de um espaço de convívio, conflitos típicos da idade adulta e desafios na relação aluno professor. Nesta reflexão fiz um recorte de algumas postagens realizadas ao longo deste semestre englobando algumas interdisciplinas.Na interdisciplina de Escola Cultura e Sociedade vimos que Paulo Freire ponderou com prioridade que ensinar/aprender deve ser uma experiência total, coletiva, política ideológica, pedagógica estética e ética que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade.
Podemos destacar ainda que, segundo Freire, o ensinar exige rigorosidade metódica, presença de educandos e educadores criadores, instigadores, inquietos e persistentes. Freire diz também que os educadores não devem estar demasiadamente certos de suas certezas.
Sou uma sonhadora e acredito que mudar é difícil, mas não impossível. Temos o dever de estimular e acolher os alunos, pois todos têm o direito à educação, seja pobre, rico, jovem ou adulto. Ser professor não é tarefa fácil, pois exige: bom senso, humildade, segurança, respeito, generosidade, liberdade, autoridade, decisões, conhecimento, diálogo... Mas para quem acredita que educação transforma, o trabalho torna-se prazeroso e satisfatório.SER PROFESSORA
Na interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação aprofundamos nossos estudos sobre a seguinte questão: Qual é o papel do educador e da escola para dar sentido a educação diante das enormidades? (internet, consumismo, competitividade...) Acredito que o mais importante saber perguntar do que responder. Nós devemos formar cidadãos que saibam perguntar. O nosso papel é criar neles o desejo do conhecimento através de projetos por interesse. Nestes momentos vão surgir muitos conflitos e a certeza de que aprendemos quando desejamos buscar conhecimento.
Os Projetos de Aprendizagem são muito importantes para a nossa formação bem como dos nossos alunos. É preciso o envolvimento e a cooperação do grupo para que ocorra a aprendizagem. A produção do conhecimento tem quatro características básicas:
1ª descontentamento, busca do novo;
2ª experimentarão, busca das respostas;
3ª a universalidade; somos extremamente atrevidos. Quando começamos a buscar conhecimento não paramos mais. O desejo de aprender é um atributo da condição humana.
4ª é preciso apostar, correr riscos e o mais importante é o engajamento.E ele só existe se há diálogo.
Sabemos que a educação não tem receita pronta e por isso ela se torna um desafio. Lidar com gente é sempre imprecisamente. E, por não sermos Deuses e nem animais somos capazes de reconhecer nossos limites. E mais capazes ainda de produzir conhecimentosRELER E REESCREVER A ESCOLA
Em Psicologia da vida adulta vimos que para Piaget, a inteligência depende da ação do sujeito sobre os objetos, numa espécie de diálogo entre estruturas internas e a realidade externa. Nas palavras do próprio cientista: “As estruturas operativas não resultam de aprendizagem nem de programa hereditário inato: assim não podem nascer senão de uma construção”.
Temos o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que nos habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses. Mesmo assim, precisamos como as crianças de estímulos para procurar conhecimento.
Essa busca está relacionada com a teoria de que o meu desenvolvimento cognitivo se dá na relação com o meio, ou com outros sujeitos, embora ele seja único e individual. Como afirma Maturana:
A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro (MATURANA, 2001. p. 29). APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Ao longo deste curso fomos alunos do PEAD e educadores criadores, instigadores, inquietos e persistentes por isso que chegamos ao final desta graduação.

DIVERSIDADE NA ESCOLA

Ao analisar as postagens referentes ao eixo VI da Interdisciplina de Questões Étnicos Raciais na Educação: Sociologia e História relembrei o quanto esta disciplina foi importante para mim e para os meus alunos. Realizamos belíssimos trabalhos e aprendemos que construir a vida é fazer parte da história da humanidade. Somos e carregamos a história de múltiplos personagens que atuam em nossa trajetória de vida. Uma atuação às vezes tímida, discriminada, porém sentida de forma intensa enquanto ser humano. Não podemos silenciar nossa própria história, nossa própria vida. Devemos ter um olhar sobre os afro-descendentes, negros e principalmente, o mais próximo da nossa capacidade de lançar um olhar múltiplo para poder enxergar de forma complexa as cenas cotidianas, vividas, sentidas em nossas escolas e ás vezes não compreendidas.
Entrevistei alunas negras elas contaram que na escola não tiveram problemas com racismo, mas nas lojas, na rua e até na família do esposo que é branco elas são muitas vezes descriminadas. Uma delas até disse: “É bem sofrido ser negra!”
O negro faz parte de uma história de lutas e as lutas históricas fazem parte do ser negro.
O Combate à discriminação e ao preconceito deve ser uma luta constante na busca pela eliminação da discriminação no emprego; pela promoção da igualdade de direito e da igualdade de oportunidade para negros e negras e afro-descendentes; pela implementação da justa distribuição de renda e pelo investimento nos projetos de educação profissional entre outras. Luta pela sobrevivência e pelos direitos humanos na sua forma mais simples e universal: a da vida em sua totalidade.
Durante o Estágio Curricular Supervisionado alguns colegas descriminavam o F. que tinha o cabelo ruivo, era baixinho e vinha sujo para a escola. Tive que fazer um trabalho de conscientização para que todos respeitassem as diferenças individuais de cada um. A identidade assumida positivamente é fundamental para a autoestima da pessoa.
Como educadora, aproveitei a oportunidade e fiz uma reflexão sobre as minhas práticas em sala de aula, e os alunos mostraram com este trabalho, que o conhecimento é uma construção permanente. A turma escolheu a seguinte frase como lema: “Somos todos iguais não importa a raça, devemos respeitar as pessoas, pois elas fazem parte da nossa vida”.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

A minha postagem sobre TICS era essa: A interdisciplina de TICS foi desafiadora com atividades bem interessantes. Pela primeira vez fiz planilha no Excel, analisei um software, postei vídeo no pbwiki e fiz sozinha meus slides para a apresentação final. Esses conhecimentos são muito importantes para nós professores, pois nas escolas existem computadores e nós devemos saber usá-los.
Hoje, fazendo as reflexões, retomando as postagens do portfólio percebo que diante dos desafios encontrados tive que buscar novos conhecimentos, coloquei em prática meus sonhos, conheci colegas dedicadas e parceiras o que facilitou o trabalho ao longo desses quatro anos. Trocamos ideias, partilhamos alegrias, desafabamos, criticamos, elogiamos utilizando as tecnologias. Além do uso das tecnologias sempre frequentei as aulas presenciais sabendo da importância que elas tinham para o bom andamento dos trabalhos nas diversas interdisciplinas.
 No início do curso tive dificuldades, conceitos baixos, no entanto, fui progredindo gradativamente. E agora? Agora estou habituada a realizar as tarefas com dedicação e capricho. Consegui-me disciplinar dominar a tecnologia, ler bastante, pesquisar e redigir os trabalhos melhorando a ortografia e ampliando o vocabulário.
O exercício de revisar as postagens realizadas durante o curso possibilitou-me um olhar crítico, com mais experiência, introspecção e aprimoramento. Em algumas delas, observando os trabalhos realizados percebi a minha imaturidade de principiante neste curso à distância cheio de desafios e surpresas. Em outros casos, constatei que se eu pudesse voltar no tempo com a maturidade que tenho hoje faria tudo melhor.
     Agora, que é possível visualizar todo o processo percorrido, tenho a oportunidade de compreender os avanços e as conquistas, sei qual foi o ponto de partida e o trajeto percorrido. Através das reflexões realizadas neste eixo também pude compreender o processo de ensino e aprendizagem que foi sendo aprimorado no decorrer destes quatro anos.

ARTES VISUAIS

Ao ler as postagens de artes visuais me deparei com pequenas postagens e pude perceber que ao longo do curso adquiri novos conhecimentos e tive a oportunidade de confrontar a teoria com a prática, me autoavaliar e elevar a qualidade das minhas aulas práticas beneficiando dessa maneira os alunos em sala de aula. Como eu não gosto de desenhar me interessava pouco pelas obras de arte e minhas aulas nesta disciplina muitas vezes deixavam a desejar por falta de conhecimento. Foi a primeira vez que visitei a Bienal.
Eu estava cheia de expectativas para ver como é uma grande exposição de trabalhos artísticos. Quando entrei na mostra “Conversas" fiquei surpresa. Esperava ver outras obras: quadros, pinturas, estátuas, mas na medida em que o orientador ia explicando comecei a entender e me interessar pelo que eu estava vendo.
No final da visita fiquei me perguntando? O que é arte?
Li a respeito do assunto conclui que arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como a beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.  A partir daí comecei a observar, admirar e analisar criticamente o trabalho dos meus alunos.  Eles são verdadeiros artistas. Suas obras contêm detalhes que antes não enxergava.
Hoje nas aulas de artes disponibilizo diversos materiais como: sucatas, sementes, tintas... deixo eles livres para produzirem suas obras dentro do tema proposto.
Contudo, devo lembrar que tudo o que vivenciei fez parte de uma caminhada, que cada dificuldade que encontrei foi necessária para que as aprendizagens ocorressem. Olhar agora um trabalho realizado e postado no primeiro semestre, sem formatação, sem muitas leituras, sem experiência acadêmica, mostra o quanto fui capaz de crescer durante este curso de graduação. Da mesma forma, fica evidente que independente da idade, dos anos de profissão, da situação financeira, todos nós crescemos e temos condições de ir muito, mais muito além...

REFLEXÃO SOBRE O EIXO III

Retomei a postagem do dia 11 de dezembro de 2007, nela eu já havia expressado os benefícios que esta Licenciatura estava me proporcionando.
A formação continuada do curso PEAD neste semestre proporcionou-me investimento em novos saberes, pesquisa permanente, dedicação constante, socialização do saber, novos desafios, análise das minhas aulas e principalmente novos encaminhamentos pedagógicos. Diversifiquei mais as minhas aulas. Apropriei-me de novas brincadeiras, conto mais histórias e utilizo jogos para diversificar minhas aulas.
         Em sala de aula ocorreram mudanças significativas. As atividades propostas no curso e desenvolvidas com os alunos tornaram as minhas práticas pedagógicas dinâmicas, diversificadas e divertidas.
Em artes passamos a utilizar materiais diversificados como: tecidos, sucatas, lãs linhas, botões, sementes e não somente lápis de cor, canetinha, giz de cera. Em ludicidade resgatamos brincadeiras antigas. Na interdisciplina de literatura aprendemos a contar histórias envolvendo técnicas variadas e, além disso, despertamos nos alunos o gosto pela leitura bem como a imaginação.  A interdisciplina de música proporcionou-me uma análise critica em relação às músicas que nós e nossos alunos ouvimos diariamente nas rádios. Durante as aulas tivemos momentos de descontração e criatividade. Em artes aprendi a apreciar as obras. Foi surpreendente, nunca tinha ido numa Bienal.
        Integrar todas as disciplinas nas práticas pedagógicas exige muita leitura e criatividade. Estou ciente que posso melhorar gradativamente as minhas aulas. Sinto que é necessário ajudar os meus alunos a elaborar problemas e buscar soluções, fazendo com que ele pense, analise e adquira novos conhecimentos.
A experiência de escrever, assim como o conhecimento e a vida são incompletos e que por mais que se tente sempre ficam lacunas...