terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ARTES VISUAIS

Ao ler as postagens de artes visuais me deparei com pequenas postagens e pude perceber que ao longo do curso adquiri novos conhecimentos e tive a oportunidade de confrontar a teoria com a prática, me autoavaliar e elevar a qualidade das minhas aulas práticas beneficiando dessa maneira os alunos em sala de aula. Como eu não gosto de desenhar me interessava pouco pelas obras de arte e minhas aulas nesta disciplina muitas vezes deixavam a desejar por falta de conhecimento. Foi a primeira vez que visitei a Bienal.
Eu estava cheia de expectativas para ver como é uma grande exposição de trabalhos artísticos. Quando entrei na mostra “Conversas" fiquei surpresa. Esperava ver outras obras: quadros, pinturas, estátuas, mas na medida em que o orientador ia explicando comecei a entender e me interessar pelo que eu estava vendo.
No final da visita fiquei me perguntando? O que é arte?
Li a respeito do assunto conclui que arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como a beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.  A partir daí comecei a observar, admirar e analisar criticamente o trabalho dos meus alunos.  Eles são verdadeiros artistas. Suas obras contêm detalhes que antes não enxergava.
Hoje nas aulas de artes disponibilizo diversos materiais como: sucatas, sementes, tintas... deixo eles livres para produzirem suas obras dentro do tema proposto.
Contudo, devo lembrar que tudo o que vivenciei fez parte de uma caminhada, que cada dificuldade que encontrei foi necessária para que as aprendizagens ocorressem. Olhar agora um trabalho realizado e postado no primeiro semestre, sem formatação, sem muitas leituras, sem experiência acadêmica, mostra o quanto fui capaz de crescer durante este curso de graduação. Da mesma forma, fica evidente que independente da idade, dos anos de profissão, da situação financeira, todos nós crescemos e temos condições de ir muito, mais muito além...

Nenhum comentário: