terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

A minha postagem sobre TICS era essa: A interdisciplina de TICS foi desafiadora com atividades bem interessantes. Pela primeira vez fiz planilha no Excel, analisei um software, postei vídeo no pbwiki e fiz sozinha meus slides para a apresentação final. Esses conhecimentos são muito importantes para nós professores, pois nas escolas existem computadores e nós devemos saber usá-los.
Hoje, fazendo as reflexões, retomando as postagens do portfólio percebo que diante dos desafios encontrados tive que buscar novos conhecimentos, coloquei em prática meus sonhos, conheci colegas dedicadas e parceiras o que facilitou o trabalho ao longo desses quatro anos. Trocamos ideias, partilhamos alegrias, desafabamos, criticamos, elogiamos utilizando as tecnologias. Além do uso das tecnologias sempre frequentei as aulas presenciais sabendo da importância que elas tinham para o bom andamento dos trabalhos nas diversas interdisciplinas.
 No início do curso tive dificuldades, conceitos baixos, no entanto, fui progredindo gradativamente. E agora? Agora estou habituada a realizar as tarefas com dedicação e capricho. Consegui-me disciplinar dominar a tecnologia, ler bastante, pesquisar e redigir os trabalhos melhorando a ortografia e ampliando o vocabulário.
O exercício de revisar as postagens realizadas durante o curso possibilitou-me um olhar crítico, com mais experiência, introspecção e aprimoramento. Em algumas delas, observando os trabalhos realizados percebi a minha imaturidade de principiante neste curso à distância cheio de desafios e surpresas. Em outros casos, constatei que se eu pudesse voltar no tempo com a maturidade que tenho hoje faria tudo melhor.
     Agora, que é possível visualizar todo o processo percorrido, tenho a oportunidade de compreender os avanços e as conquistas, sei qual foi o ponto de partida e o trajeto percorrido. Através das reflexões realizadas neste eixo também pude compreender o processo de ensino e aprendizagem que foi sendo aprimorado no decorrer destes quatro anos.

Nenhum comentário: