terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CONSIDERAÇÕES FINAIS

     A tarefa proposta pela interdisciplina do Seminário Integrador durante o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS foi extremamente importante para a minha autoavaliação, para valorizar as minhas conquistas, o meu desenvolvimento intelectual, profissional, estudantil e pessoal.
     O exercício de revisar as postagens realizadas durante o curso possibilitou-me um olhar crítico, com mais experiência, introspecção e aprimoramento. Em algumas delas, observando os trabalhos realizados percebi a minha imaturidade de principiante neste curso à distância cheio de desafios e surpresas. Em outros casos, constatei que se eu pudesse voltar no tempo com a maturidade que tenho hoje faria tudo melhor.
   Durante o processo de reflexão passei a assimilar o que de fato foi construído no decorrer deste curso em termos de aprendizagem. Diversas vezes algumas das atividades propostas pelos professores e tutores das diversas interdisciplinas pareceram sem sentido naquele momento. Hoje, após ter realizado o Estágio Curricular Supervisionado, analisado o Portfólio de Aprendizagens e ter concluído o TCC, ficou evidente o quanto todas as atividades desenvolvidas contribuíram para a minha formação docente, tanto na qualificação da prática pedagógica quanto em termos de conhecimento na área da educação.
      De fato, o PEAD da UFRGS foi coerente também no que se refere à teoria e a prática, pois aprendi com meus professores, tutores, colegas, alunos, pesquisas de campo, através das leituras propostas e pela prática diária como docente. Da mesma forma, adquiri novos conhecimentos nos mais variados ambientes e programas virtuais que envolvem a Tecnologia da Informação e Comunicação.
Agora, que é possível visualizar todo o processo percorrido, tenho a oportunidade de compreender os avanços e as conquistas, sei qual foi o ponto de partida, pois grande parte das aprendizagens estão registradas neste portfólio de aprendizagens.  Através das reflexões realizadas neste eixo também pude compreender o processo de ensino e aprendizagem que foi sendo aprimorado no decorrer destes quatro anos.
   Eu sei que todos estão ansiosos para que acabe logo a faculdade, mas quando ela estiver concluída iremos perceber que esta época, com certeza, foi uma das melhores de nossa vida, então sentiremos muita, muita saudades de todos os professores, tutores e colegas.

Nenhum comentário: