segunda-feira, 29 de setembro de 2008

RELER E REESCREVER A ESCOLA



II Congresso Nacional de Educação: “Reler e Reescrever a Escola”

Na Noite de 25/09/08 tive a oportunidade de assistir a palestra do Professor Jorge Cunha da UFSM. Sua palestra foi um momento de reflexão sobre a nossa prática como educadores e ele fez o seguinte questionamento: Qual é o papel do educador e da escola para dar sentido a educação diante das enormidades ? ( internet, consumismo, competitividade...)
Neste momento percebi a importância das aulas do SI e Projeto Pedagógico onde é mais importante saber perguntar do que responder. Nós devemos formar cidadãos que saibam perguntar. O nosso papel é criar neles o desejo do conhecimento. Só aprendemos quando desejamos buscar conhecimento.
A produção do conhecimento tem quatro características básicas:
1ª descontentamento, busca do novo;
2ª experimentarão, busca das respostas;
3ª a universalidade; somos extremamente atrevidos. Quando começamos a buscar conhecimento não paramos mais. O desejo de aprender é um atributo da condição humana.
4ª é preciso apostar, correr riscos e o mais importante é o engajamento. O engajamento só existe se há diálogo.
Sabemos que a educação não tem receita pronta e por isso ela se torna um desafio. Lidar com gente é sempre imprecisamente. E, por não sermos Deuses e nem animais somos capazes de reconhecer nossos limites. E mais capazes ainda de produzir conhecimentos.
Devemos agir no tempo e lugar que estamos sem adiar nossos sonhos para o futuro, pois talvez o futuro nunca chegue.
A cada dia que passa percebo o quanto a PEAD está sendo importante na minha vida pessoal e profissional
.

Nenhum comentário: