terça-feira, 14 de dezembro de 2010

REFLEXÃO SOBRE O EIXO III

Retomei a postagem do dia 11 de dezembro de 2007, nela eu já havia expressado os benefícios que esta Licenciatura estava me proporcionando.
A formação continuada do curso PEAD neste semestre proporcionou-me investimento em novos saberes, pesquisa permanente, dedicação constante, socialização do saber, novos desafios, análise das minhas aulas e principalmente novos encaminhamentos pedagógicos. Diversifiquei mais as minhas aulas. Apropriei-me de novas brincadeiras, conto mais histórias e utilizo jogos para diversificar minhas aulas.
         Em sala de aula ocorreram mudanças significativas. As atividades propostas no curso e desenvolvidas com os alunos tornaram as minhas práticas pedagógicas dinâmicas, diversificadas e divertidas.
Em artes passamos a utilizar materiais diversificados como: tecidos, sucatas, lãs linhas, botões, sementes e não somente lápis de cor, canetinha, giz de cera. Em ludicidade resgatamos brincadeiras antigas. Na interdisciplina de literatura aprendemos a contar histórias envolvendo técnicas variadas e, além disso, despertamos nos alunos o gosto pela leitura bem como a imaginação.  A interdisciplina de música proporcionou-me uma análise critica em relação às músicas que nós e nossos alunos ouvimos diariamente nas rádios. Durante as aulas tivemos momentos de descontração e criatividade. Em artes aprendi a apreciar as obras. Foi surpreendente, nunca tinha ido numa Bienal.
        Integrar todas as disciplinas nas práticas pedagógicas exige muita leitura e criatividade. Estou ciente que posso melhorar gradativamente as minhas aulas. Sinto que é necessário ajudar os meus alunos a elaborar problemas e buscar soluções, fazendo com que ele pense, analise e adquira novos conhecimentos.
A experiência de escrever, assim como o conhecimento e a vida são incompletos e que por mais que se tente sempre ficam lacunas...

Nenhum comentário: