segunda-feira, 31 de maio de 2010

REFLEXÃO SÉTIMA SEMANA DE ESTÁGIO 24/5 à 28/5

Esta semana aconteceu um grande aprendizado para mim e para a minha turma. Na aula sobre os Pontos Cardeais, fomos até a praça do Bairro, onde tem uma quadra ao ar livre. Inicialmente nos localizamos estendendo o braço direito para o leste, o esquerdo para o oeste. Em nossa frente encontramos o norte e atrás o sul.
Em seguida brincamos com os Pontos Cardeais e Troca/Pontos Cardeais, conforme a atividade planejada para a segunda-feira dia 24/05.
Aprendi que tudo o que interessa ao s alunos ou quando é proposto uma atividade lúdica é de fácil a aprendizado. A aproximação com os alunos é maior e eles se sentem mais a vontade para questionar e manifestar suas opiniões e conclusões.'E preciso explorar os diversos espaços disponíveis em volta da escola. A educação não acontece somente na sala de aula entre quatro paredes.
Acredito que nesta aula houve aprendizado. Paulo Freire já afirmava: "Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo" (FREIRE, 1983, p. 79). Ensinar não é transmitir saberes. A missão do professor é possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos.
Estas atividades os alunos jamais esquecerão. Isso sim é preparar o aluno para enfrentar o mundo atua.
Referência
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosi!! Que experiência legal! Trouxeste uma reflexão muito importante, a aprendizagem não acontece somente entre as quatro paredes da sala de aula! Abração!!