segunda-feira, 24 de maio de 2010

REFLEXÃO SEXTA SEMANA DE ESTÁGIO 17/5 à 21/5

 Na segunda-feira, durante a visita da supervisora e da tutora de estágio estávamos contando os acontecimentos do final de semana, na hora da novidade, quando um aluno mostrou o seu crochê que aprendeu a fazer com a mãe. Imediatamente mandei-o guardar, então me veio em mente que eu poderia aproveitar e desafiar a turma para aprendermos a fazer crochê.  
Na quinta-feira estavam todos ansiosos com a agulha e a linha nas mãos prontos para aprender crochê. Sabemos que a aprendizagem é possível se basearmos a estrutura mais complexa em uma estrutura mais simples, isto é, quando há uma relação natural e desenvolvimento de estruturas e não simplesmente um reforço externo. Ela é possível apenas quando há uma assimilação ativa. O adulto, tal qual a criança e o adolescente, não aprendem ouvindo respostas prontas.  Aprende resolvendo problemas que dizem respeito ao mundo físico ou social em que vive e lançando hipóteses sobre as transformações que devem ser implementadas.
Os alunos estavam motivados e interessados em aprender, me surpreendi como a maioria conseguiu fazer logo. Esse tipo de trabalho  proporciona aos alunos o diálogo, a ampliação de mundo deles, a interação entre todos, favorece a troca de vivências entre os mais e os menos experientes, assim como possibilita a valorização dos talentos individuais do grupo.
A pedagogia relacional parte da premissa de que não se transmite conhecimento, ele se constrói por força do sujeito sobre o objeto e pelo retorno desta ação pelo sujeito.
Para Piaget, o sujeito só aprende na medida em que ele constitui pelo processo de assimilação e pela acomodação.
O professor acredita que seu aluno é capaz de aprender sempre. Para Paulo Freire, além de ensinar, o educador precisa aprender o que seu educando já aprendeu até o momento. O aluno passa a ensinar o professor, assim os dois avançam no tempo com sucesso nas aprendizagens.
Foi uma experiência positiva da construção do conhecimento e, por isso, vou continuar a desenvolver trabalhos em grupo valorizando sempre o que o aluno já sabe e dando oportunidade para ensinar os colegas e a professora. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos In: Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
BECKER, Fernando. O que é construtivismo? In: Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 
BECKER, Fernando. Ensino e Construção do Conhecimento: O Processo de Abstração Reflexionante. In: Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 
PIAGET, Jean. (1959) Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1975

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine!! Legal a tua postagem, trazes aspectos da tua experiência e tenta ler as aprendizagens com o auxílio do aporte teórico. Abração!!