sexta-feira, 11 de junho de 2010

REFLEXÃO DA OITAVA SEMANA DE ESTÁGIO 31/5 à 4/6

Nesta semana durante o recreio, no jogo de futebol, aconteceu um desentendimento com os alunos da minha turma. Eles se agrediram verbalmente. Quando retornamos para a sala de aula, fizemos a roda de conversa com todos os alunos da turma. Democraticamente, cada um dos envolvidos pôde relatar os fatos. Os outros só ouviam. Acabado os relatos dos fatos, eu questionei-os. O que vocês fizeram está certo? Essas são as regras que vocês estabeleceram? Vocês estão cumprindo com os seus deveres? Os pais em casa resolvem pequenos conflitos com agressões verbais? Caso aconteça uma discordância num estabelecimento, ou até mesmo no trânsito vocês vão partir para as agressões verbais? Eles refletiram, tomaram consciência dos seus atos e espontaneamente pediram desculpas uns aos outros.
Para concluir minha fala disse aos alunos: Eu confio em vocês, sei que são capazes de brincarem sozinhos sem agressões e sem um professor do lado vigiando vocês. Somos todos amigos e um devemos cuidar um do outro.
No início do ano, os desentendimentos eram frequentes. Ao longo de nossas conversas os alunos foram assimilando que é fundamental o respeito um pelo outro, e que as regras foram estabelecidas pelo grupo para auxiliar o bom desenvolvimento dos trabalhos e das relações interpessoais.
Diversas vezes queremos passar conteúdos, no entanto, são esses os momentos de grande aprendizagem. Dialogar com os alunos e ouvi-los, resolvendo pequenos conflitos que aparecem no dia-a-dia é muito importante para o desenvolvimento moral.
Lembrei-me que este assunto foi desenvolvido na teoria, na interdisciplina de psicologia, no I semestre de 2009 e agora aconteceu na prática, no durante do Estágio Curricular.
Dessa forma, conclui que a teoria é utilizada para ser mediada, para ao encontrar a prática, auxiliar em tomadas de decisões.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CARMARGO, Liseane Silveira: As relações interpessoais e o desenvolvimento da moralidade: reflexões sobre as práticas escolares

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosi! Que jóia a forma que encontraste de resolver os conflitos junto com a tua turma. E já aproveitaste para resgatar aspectos teóricos, o que enriquece o teu registro. Abração!!