segunda-feira, 17 de maio de 2010

REFLEXÃO QUINTA SEMANA 10/5 à14/5


Ao findar mais uma semana de estágio prático, é hora de analisar esta prática de um modo crítico, percebendo o que devemos priorizar em nossa prática pedagógica e também o que não devemos continuar fazendo, pois não motiva mais nossos alunos, ao contrário, os desmotiva.
No que tange ao desenvolvimento dos objetivos e as atividades planejadas, posso dizer que, de um modo geral, foi tranquilo, pois consegui desenvolver o que foi planejado e dentro desse planejado sempre tem detalhes que nos chamam a atenção de um modo mais acentuado e esta semana o que considero bastante positivo é a Hora Cívica que tivemos na quarta-feira. A turma apresentou a música: Amigo é da Harmony Cats foi maravilhoso.
Para ensaiar a música convidei a vice-diretora Ângela que também é professora da Coral da Escola. Acredito que é uma forma de valorizar o trabalho dela e motivar os alunos a participarem do coral. Na oportunidade procuramos mostrar aos alunos que existem músicas maravilhosas, devemos saber selecionar e ouvir aquelas que nos passam mensagens positivas.
Outro momento positivo foi a presença do soldado Angelo que vai trabalhar dez encontros sobre o PROERD, sem nas terças-feiras logo depois do recreio. Os alunos participaram manifestando a sua opinião, questionado de forma organizada, sem rir ou debochar dos colegas como acontecia algum tempo atrás.
O vídeo sobre as missões assistimos no data show e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a computação gráfica. Os alunos ficaram impressionados com a grandeza da obra e a inteligência do povo que arquitetou essa grandiosidade.
Acredito que nossos alunos são aquilo que os fazemos crer que são, portanto, proporcionar atividades que desenvolvam neles o prazer pelo aprender é fundamental.
Digo isso porque uma aprendizagem de qualidade e inovadora pode ser feita com boa vontade e prazer.
Segundo Piaget podemos:
“Formar homens criativos, inventivos e descobridores, de pessoas críticas e ativas, em busca constante da construção da autonomia."
Dificuldades, empecilhos, todos nós convivemos como eles, mas se tivermos coragem de mudar, teremos uma educação voltada para o verdadeiro aprender de nossos educandos.
Referência bibliográfica:

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine!!
Quais foram as tuas aprendizagens a partir das atividades e momentos que relataste aqui?
Abraços!!