quinta-feira, 13 de maio de 2010

REFLEXÃO QUARTA SEMANA DE ESTÁGIO 3/5 à 7/05

Por bem mais fundamentado o planejamento semanal, precisamos ter consciência de que alguns imprevistos podem acontecer ao longo da semana. Eu só não contava com tantos imprevistos numa mesma semana. Na segunda-feira não conseguimos assistir ao filme das Missões, na terça-feira não foi possível realizar a saída de campo em função do tempo. Na quinta-feira não conseguimos acessar o blog da turma, a conexão com a internet estava lenta.

O planejamento precisa ser flexível e como diz Maria Aparecida Bergamaschi "um planejamento aberto, que carrega em si a possibilidade de um ensino para a formação da cidadania crítica, em que os alunos possam participar de sua aprendizagem e do processo histórico em que estão inseridos."

Diante dos imprevistos percebi que a turma estava empolgada com o dia das mães e explorei ao máximo esse assunto, os alunos fizeram auto-retrato, descrição da mãe, cartão e ainda confeccionamos um presentinho com sucata. Paulo Freire já dizia que: “aprende-se só quando o que se aprende é significativo para agente”.

Percebi através das produções textuais dos meus alunos que eles estão conseguindo expressar-se com mais facilidade e criatividade. Percebi também que nas aulas de alemão, música, e educação física estão se manifestando criticamente, conseguem defender o seu pensamento com segurança. Acredito que isso tudo é resultado da hora da novidade, da novela, dos trabalhos em grupos e dos trabalhos que desafiam para o pensamento crítico. O diálogo, a comunicação, o trabalhar a partir da realidade do sujeito, a problematização, a tomada de consciência e por consequência a ação.

Como dizia Paulo Freire : "A educação visa à libertação, à transformação radical da realidade, para melhorá-la, para torná-la mais humana, para permitir que os homens e as mulheres sejam reconhecidos como sujeitos da sua história e não como objetos."

Ao tratar o homem como sujeito da sua história resgatamos a sua dignidade a sua capacidade de provocar a mudança na natureza, pois não é a cultura a natureza transformada?

Paulo Freire não pensa pensamentos. Pensa a realidade e a ação sobre ela. Trabalha teoricamente a partir dela. É metodologicamente um pensamento sempre atual e vem ganhando mais força nos últimos anos pela sua compreensão da política que nunca foi orientada por qualquer cartilha.

O educador no papel não só de transmissor mas eterno aprendiz e de uma relação horizontal entre os envolvidos no processo .Um professor ouvinte que se dispoe em uma prática social. "Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam juntos, na transformação do mundo".

O sujeito se apropria da consntrução da leitura e da escrita, mas, sobretudo de uma consciência que pode libertar através do poder da ação. A abordagem ao educando valoriza sua realidade e a partir desta realidade promove conhecimento.

O significado mais profundo de sua obra é o de nos fornecer pistas, linhas de partida, para os caminhos a descobrir, na construção do futuro.
Referência Bibliográfica:

Um comentário:

Maria del Carmen disse...

Olá, Rosilaine, imprevistos acontecem, por isso o planejamento tem que ser flexível para poder adapta-lo. Estas angustias deves de colocar na tua reflexão semanal, aqui deves postar as reflexões de tuas aprendizagens, por exemplo o que aprendestes com o que aconteceu durante a semana.
Abraços