domingo, 13 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Após a leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos percebi o quanto esta modalidade de ensino evoluiu no Brasil nos últimos anos. A modalidade da educação básica passa a contemplar a EJA, esta por sua vez passa a usufruir de uma especificidade. Não é possível conceber educação sem conhecer que aluno está ali, naquele lugar, de que grupo social faz parte, como é seu universo social, seus desejos e outros tantos aspectos que nos revelará quem é.
Partirmos então de um sujeito real, que de certa forma acumula uma série de experiências de vida que vão estar ali disponibilizadas para complementar os novos conhecimentos que irá construir.
E o parecer nos demonstra esta preocupação. Em sua redação aparecem estes aspectos como relevantes e importantes para dar início a uma construção de educação de jovens e adultos, para uma adequada escolha metodológica, recursos materiais e uma grade curricular que contemple a singularidade, a troca social e a apropriação deste conhecimento para a vida.
A EJA deve, portanto, contribuir para a valorização da pluralidade sociocultural e criar condições para que o aluno se torne agente da transformação no seu ambiente, participando mais ativamente no mundo do trabalho, das relações sociais, da política e da cultura.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine, te faço a mesma provocação que na postagem anterior: quais os desafios acreditas que encontrarias ao trabalhar com EJA? Abração, Sibicca