
O ato de escrever é diferente do ato de falar. A grande diferença reside essencialmente no fato de o interlocutor estar presente na hora da fala e ausente no momento em que escrevemos.
Quando falamos, qualquer problema na interpretação ou compreensão pode ser imediatamente retomado e solucionado através de uma interrupção de quem nos ouça; além do que, quando conversamos ou somos ouvidos, outros componentes da "fala" formam um ambiente propício: gestos, expressões faciais, tons de voz que completam, modificam, reforçam o que dizemos.
Vivemos em uma sociedade marcada pelas diferenças e pela desigualdade, pela complexidade das relações sociais. Está na hora de paramos para refletir se nossos planos de aula estão de acordo com a nossa realidade escolar, se os nossos alunos são autonômos e capazes de ler escrever e oralizar, sendo que esse é um processo complexo.
Um comentário:
Oi Rosilaine, a partir dessa tua postagem seria interessante pensarmos em como essas relações entre fala e escrita aparecem no teu trabalho como professora. E na tua experiência como aluna do PEAD? Abração, Sibicca
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