A Língua Brasileira de sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. A Libras é uma gramática própria, os sinais são feitos através dos movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou espaço. Foi decretada e sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436, no seu artigo, dispõe o seguinte:“O sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente”.
Percebemos o quanto nossa comunicação e percepção são limitadas a alguns tipos de estímulos sensoriais quando tentamos interagir - com o meio ou com o outro - sem essas capacidades com as quais estamos tão acostumados. Na aula presencial de Libras a professora Eleonora, com seus gestos, suas expressões faciais e, principalmente, seu olhar transmitiu-nos a mensagem de respeito, de orgulho, de igualdade na diversidade. Dessa forma, vamos conhecer o sujeito surdo, a legislação, a organização das escolas especiais - defendidas pela professora como um importante espaço de interação e aprendizagem. Afinal, a sociedade deveria oferecer - a todo ser humano, ouvinte ou não - o máximo de oportunidades para que este pudesse usufruir plenamente de sua cidadania. E, dentre essas oportunidades, está uma educação escolar de qualidade.
Percebemos o quanto nossa comunicação e percepção são limitadas a alguns tipos de estímulos sensoriais quando tentamos interagir - com o meio ou com o outro - sem essas capacidades com as quais estamos tão acostumados. Na aula presencial de Libras a professora Eleonora, com seus gestos, suas expressões faciais e, principalmente, seu olhar transmitiu-nos a mensagem de respeito, de orgulho, de igualdade na diversidade. Dessa forma, vamos conhecer o sujeito surdo, a legislação, a organização das escolas especiais - defendidas pela professora como um importante espaço de interação e aprendizagem. Afinal, a sociedade deveria oferecer - a todo ser humano, ouvinte ou não - o máximo de oportunidades para que este pudesse usufruir plenamente de sua cidadania. E, dentre essas oportunidades, está uma educação escolar de qualidade.
Um comentário:
Oi Rosilaine, pensando nessa experiência que vivenciaste em aula, como pensas que seria trabalhar com alunos surdos em sala de aula? Abração, Sibicca
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