sábado, 12 de setembro de 2009

DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

A interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação, em seu primeiro enfoque nos apresenta texto "O Menininho", de Helen Buckley, fazendo com que reflitamos a respeito dos desafios de educar, em formas de provocar o crescimento de nossos alunos em relação à autonomia e criatividade.
Dessa maneira, gostaria que meus alunos levassem consigo como marca pedagógica a autoconfiança, assim serão alunos criativos, sem medo de ousar, enfrentando os desafios com responsabilidade. Enquanto professora não posso deixar-me capturar pelas "formas", não devo perder nunca a capacidade crítica e principalmente a capacidade de criar; afinal nisto reside o segredo de ser um educador.
Em seu segundo enfoque, a interdisciplina nos apresenta as Contribuições de Comenius para a Didática, sua vida e obra, bem como, Parte da obra “DIDÁCTICA MAGNA - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos”
Sabemos que este processo de educação nem sempre foi assim, principalmente, quando falamos da criança que era pouco valorizada para a sociedade antiga, pois muitas delas morriam antes de completar seis anos de idade. Os ensinamentos de Comenius foram de grande valia, um avanço de valor inestimável para a época foi quando a criança passou a ser valorizada como ser capaz.
Apesar de ter vivido há quatro séculos, ainda está muito presente em nosso proceder didático-pedagógico nos dias de hoje. Ainda temos como base os princípios elementares que pautam um ensino de qualidade e que deve ser acessível a todos indistintamente.
Infelizmente, ainda hoje observamos práticas pedagógicas da época, como a velha “cartilha” que para alguns profissionais, é tida como um livro sagrado fazendo papel exclusivo na formação do educando. Apesar do processo didático no ensino aprendizagem ser lento, já está mais do que na hora de trabalharmos de forma diferente daquela época, de nos apropriarmos de novos conhecimentos de novas didáticas para que consigamos atribuir muito mais significações ao nosso "fazer" pedagógico.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine, nessa postagem nos oferta um panorama geral do que está sendo trabalhado na interdisciplina enfocando também as tuas singulares leituras sobre os temas propostos. Pensando na proposta de Comenius, com quais idéias desse pensador discordas, ou acreditas que devemos concordar com ponderações? Abração, Sibicca