domingo, 20 de junho de 2010

REFLEXÃO DA NONA SEMANA DE ESTÁGIO 7/6 à 11/6

Refletir sobre o planejamento semanal me faz crescer profissionalmente, me faz perceber o quanto foi prazeroso construir novos conhecimentos com os alunos, e avaliar pontos positivos e negativos enxergando novas possibilidades de progredir e avançar cada vez mais.
Nesta última semana os alunos apresentaram para os demais colegas da turma os Projetos de Aprendizagem que haviam desenvolvido durante as semanas anteriores. Os alunos se prepararam para apresentar os trabalhos, fizeram cartazes, maquetes, teatro e até usaram vídeos explicativos retirados da internet durante as pesquisas.
Logo após as apresentações, realizamos a avaliação coletiva. Cada aluno pode opinar, eu fui anotando no quadro os conceitos atribuídos a cada um deles. Surpreendi-me com a maturidade e a seriedade dos alunos. Eles concordaram ou discordaram com segurança justificando os conceitos atribuidos.
Essa postura que os alunos tiveram foi a confirmação de que é possível realizar um trabalho diferente. Como professora, eu assumi o papel de orientadora, criei condições para que os alunos avaliassem os seus trabalhos, proporcionei diálogo e cooperação de forma participativa, eles tiveram condições para se desenvolver e adquirir novos conhecimentos. Dessa forma, aceitei os alunos valorizando seus conhecimentos seu desenvolvimento e suas descobertas.
A coragem de ousar, de fazer diferente é resultado das práticas da interdisciplinas desenvolvidas ao longo do curso.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FERREIRA, Lucinete. O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar. In:_____. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2002. p.39-61.
GOÑI, Javier Onrubia. Rumo a uma avaliação inclusiva. Pátio, Porto Alegre, n. 12, ano 3, p. 17-21, abr./fev., 2000.

Nenhum comentário: