segunda-feira, 21 de junho de 2010

AVALIAÇÃO ESCOLAR

Foi a partir do segundo semestre de 2009, que a comunidade escolar passou a repensar o sistema de avaliação da escola. A avaliação de forma contínua e cumulativa deveria acompanhar, analisar pensar, atender e intervir. Ficou decidido então, que a avaliação, deveria ser em forma de relatório e constituiria em:
* Observar o aluno e registrar seu desenvolvimento e/ou dificuldades, considerando as áreas cognitivas, afetivas, sociais e psicomotoras. Estes registros dariam suporte para a produção de um relatório a respeito das construções do aluno, em períodos de três meses;
* Propor momentos de auto-avaliação;
* Promover espaço para ouvir os pais (responsáveis) dos alunos em relação à sua vida como aluno e à escola como um todo.
Para que esta mudança fosse possível e para que os professores tivessem maior segurança , foi oportunizado um dia de formação sobre este assunto. Luciane Torezan Veigas foi a palestrante escolhida e destacou alguns pontos importantes ao escrever um relatório de avaliação:
* Análise reflexiva do processo de construção do conhecimento da criança;
* Os objetivos norteadores da análise do desenvolvimento da criança devem transparecer no relatório;
* Evidenciar a inter-relação entre objetivos socioafetivos e e cognitivos a serem alcançados.
Nos sentimos inseguros, no entanto, foi muito bom avaliar os alunos desta maneira. No relatórios de avaliação consegui expressar com objetividade e riqueza o processo vivido pelo aluno durante o trimestre. O que deu fundamento a o relatório foi o cotidiano do aluno acompanhado por mim através das anotações de suas descobertas, de suas falas, de suas conquistas que fizeram nas diferentes áreas do conhecimento.

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