segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

 As tecnologias não devem ser usadas nas atividades escolares simplesmente por estarem em evidência. É fundamental utilizá-las de modo significativo e pertinente, elas devem trazer vantagens motivar e despertar o interesse pela uso dessas ferramentas. O uso adequado das tecnologias no ambiente escolar requer cuidado e atenção por parte do professor para avaliar o que vai ser usado e reconhecer o que pode ou não ser útil para facilitar a aprendizagem de seus alunos, tornando-os críticos, cooperativos e pensantes.Na segunda visita que recebi da Supervisora e da Tutora do Estágio Curricular Supervisionado, conversamos sobre o uso das tecnologias na escola, e principalmente, nas aulas. Com a minha turma, criei um blog para que cada grupo dos Projetos de Aprendizagem pudesse registrar suas aprendizagens sobre os assuntos pesquisados. No entanto, não consegui alcançar os objetivos desejados. Várias semanas a internet estava lenta e nem foi possível acessar o blog, os alunos desmotivaram-se e perderam o interesse por esta ferramenta.Propus então, pesquisar no Google Earth digitar pequenos textos para aprender a usar o teclado, criar e-mail, usar o data show, a TV, DVD, máquina digital, a impressora, pesquisar em sites, salvar e imprimir imagens, encontrar vídeos e músicas. Eles gostaram e se interessaram pois era do interesse deles.Dessa forma, conseguimos usufruir essas ferramentas de acordo com os objetivos e com os conteúdos propostos, articulando tecnologia com situações pedagógicas promovendo a aprendizagem.

Um comentário:

Rosangela disse...

Rosilaine
Em outras palavras a tecnologia é um recurso que inserimos dentro de nossas estratégias ou metodologias de ensino-aprendizagem. Quando utilizamos de recursos somente disponíveis na web, é sempre aconselhável ter uma “carta na manga”, pois nem sempre funciona da forma que desejamos, pois esta fora de nosso alcance normalmente.
Abraços
Rosangela