Segundo Freire, tema gerador é o universo mínimo temático, uma proposta metodológica que tem como base a teoria lógica do conhecimento. Ele deve permitir que o aluno se desenvolva criticamente no contexto no qual está inserido. Tema seria o assunto, gerador porque gera, logo deve possibilitar que o aluno compreenda sua realidade, pois o tema gerador permite elaborar idéias de diversos pontos de vista. Segundo Freire, “aprende-se só quando o que se aprende é significativo para agente”. Outro grande aliado do tema gerador é a conscientização do aluno sobre o seu real papel dentro da sociedade, como indivíduo capaz de agir e interagir, questionar e lutar por seus direitos.
O fator mais importante é o despertar de uma nova forma de relação com a experiência de vida de cada aluno e não a transmissão de conhecimentos específicos. O ideal para o processo de construção do conhecimento na extração dos conteúdos é, antes de qualquer coisa, conhecer a realidade do aluno a fim de conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num determinado contexto social, sendo essa a fonte de onde deveremos explorar nosso material de trabalho. Sem ela estaremos reproduzindo o velho modelo escolar que comprovadamente já se mostrou como o maior obstáculo à aprendizagem, muito mais do que o próprio conteúdo. Dessa forma a participação do aluno em conjunto com as buscas do professor será imprescindível à sua alfabetização, o que tornará mais interessante o seu processo.
A educação dialógica pressupõe que os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo. Segundo Paulo Freire, é justamente através do diálogo que o educador problematizador re-faz constantemente seu ato cognoscente na cognoscibilidade dos educandos.
Um comentário:
Oi Rosilaine!! Pensando nesses princípios propostos por Freire, utilizas algum deles nas tuas propostas de aula? Abração!!
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