Na interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação fomos desafiados a analisar criticamente a primeira versão do planejamento elaborado na Interdisciplina “Linguagem e Educação”.
Escolhi como tema: “Fábulas” e descobri que trabalhar com o gênero textual fábulas é de extrema importância e muito prazeroso, pois além de trabalhar com o lúdico (animais, natureza), ele nos ensina valores importantíssimos. É um texto em que a criança, além de adquirir autonomia na escritura de textos de forma prazerosa desenvolve valores fundamentais à vida em sociedade.
As fábulas, histórias milenares, nos fascinam até os dias de hoje pelo seu caráter mágico e principalmente pelo que ela representa e simboliza. Ao retratar os animais nos faz refletir seriamente sobre o comportamento humano. Dessa forma vão desenvolver de forma prazerosa valores fundamentais à vida em sociedade e isso jamais eles esquecerão.
Podemos encontrar as fábulas em livros de literatura infantil, na internet, em jornais, na bíblia e até mesmo nos livros didáticos. Elas estão presentes no nosso cotidiano e aparecem em diversas situações da nossa vida para transmitir ensinamentos e valores morais. Todos os alunos da quarta série já ouviram alguma fábula contada pelos seus pais ou pelas professoras das séries anteriores. Com este tema posso motivar os meus alunos a descobrir a moral da história, escrever a sua própria fábula, desvendarem o que a fábula e a vida deles têm em comum, desafia-los a representar as fábulas entre outras atividades criativas que podemos desenvolver a partir dessas belas histórias.
Elas auxiliam na interdisciplinaridade. Em Português é um ótimo recurso ilustrativo nos diferentes textos ex: fábulas, redações, contos, jogos da forca, sete erros... Em matemática um excelente material didático para trabalhar simetria, ângulos, problemas matemáticos... Em ciências podendo ser usados como matérias ilustrativas na cadeia alimentar e em outros conteúdos. Em artes um ótimo recurso para confecções de mural, quadros e outras criatividades que esse universo permitir. Em geografia analisar o espaço onde, em história podemos trabalhar a época em que a história foi escrita, explorar em cartazes, exploração de palavras e confecção de mural.
A partir as fábulas posso desencadear um maravilhoso e interessante projeto interdisciplinar. Antes de desenvolver o projeto é preciso motivar os alunos para despertar o interesse deles e fazer um planejamento prévio sobre o assunto. Após a conclusão do projeto é interessante registrar de diversas maneiras os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do projeto. É fundamental avaliarmos os resultados obtidos com o projeto, os pontos positivos e negativos, sugestões e a possibilidade da realização de um novo projeto.
No final da reflexão imaginei um encontro com os pedagogos Célestin Freinet e Maria Montessori. Eles deram-me as seguintes sugestões pra desenvolver o projeto.
Célestin Freinet ficou encantado com o tema do meu projeto e disee que eu poderia fazer uma aula passeio para um zoológico bem como a elaboração de um jornalzinho. Ele ainda falou para mim que a criança é o centro da educação, devo usar a criatividade, despertar a curiosidade dos alunos e elaborar coletivamente com eles o trabalho. É essencial valorizar a expressão livre dos alunos, motivando-os a partir das necessidades vitais do ser humano: Criar se expressar, se comunicar, viver em grupo, ter sucesso, agir-descobrir e se organizar. Se eu observar essas condições estarei, enfim, formando “cidadãos autônomos e cooperativos”, como Freinet quer. Maria Montessori disse para eu usar o material dourado para facilitar a aprendizagem das quatro operações de forma lúdica e prazerosa. Usando o material concreto a matemática se torna uma diversão. Além do material dourado ela falou que posso usar o chamado material multibase, um punhado de pecinhas geométricas planas e tridimensionais. Esses objetos ensinam a lógica do sistema numérico.
Referências:
LEITURAS, sobre materiais didáticos enfoque 8: Reflexões sobre Planejamento disponível In: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/didatica/unidade2/materiais_didaticos/unidade2_6.htm
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, s/d.
Um comentário:
Oi Rosilaine!! Muito legal essa tua postagem, resgatas o trabalho com as fábulas e sua importância. Seria interessante também refletir como foi o trabalho com a turma, especificamente. Abração!!
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