quinta-feira, 19 de novembro de 2009

OLHARES SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE

Paulo Freire disse que "sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.
Todo o indivíduo deve agir ativamente, construir e modificar o mundo sempre que necessário, e é por isso que o papel do professor desafiador seja fundamental para que seus alunos consigam viver de maneira curiosa e participativa numa sociedade.
É necessário criar atividades interessantes onde a criança possa construir e acreditar no seu potencial, sem interferir na sua criatividade e respeitando suas individualidades, instigando-a sempre mais, provocando momentos em que ela possa também participar de trabalhos coletivos na qual vai contribuindo com suas idéias e sugestões.
O planejamento escolar é uma oportunidade de desenvolver um trabalho significativo com os alunos, transformando a sala de aula em espaços de trocas e descobertas.
Na interdisciplina de Linguagem e Educação, ao elaborar o planejamento me dei conta da importância de considerar itens importantes como: nível, temática focalizada, justificativa da temática escolhida, roteiro das atividades, descrição das atividades e a sistematização. Dos aspectos que podem envolver um planejamento bem elaborado, considero que os objetivos são fundamentais para o desenvolvimento, assim como a reflexão de minha prática, como forma de distinguir o que vem sendo alcançado ou não.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Roselaine!! Legal a tua postagem, resgatas aspectos importantes do planejamento. E pensando na forma de organizares o teu planejamento, o que esta leitura e reflexões te ajudaram a pensar? Abração!!