quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO DO EDUCANDO JOVEM E ADULTO


Os adultos que estudam atualmente na EJA são pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na época certa por precisarem ajudar seus pais na roça ou até, mesmo por terem ido para as indústrias para melhorar a renda da família. Já a realidade do aluno jovem é um pouco diferente. Os jovens, em sua maioria, são alunos que tiveram baixo rendimento escolar enquanto crianças são alunos que reprovaram muitas vezes na escola normal. Alguns jovens também estudam na EJA porque abandonaram os estudos, achando que não seria importante ou por que não gostavam de ir para a aula. Esses estão estudando hoje por que não conseguem um emprego ou por que a empresa onde trabalham está exigindo um grau de instrução mais elevado. Quando refletimos como estes jovens e adultos pensam e aprendem devemos levar em consideração que estas pessoas não são crianças, são os excluídos da escola e são membros de determinados grupos sociais.

O adulto está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente. Ao longo de sua vida ele já acumulou mais experiência de vida, reflexões sobre o mundo externo e, sobre si mesmo e as demais pessoas. Muitos alunos têm dificuldades de aprendizado, para eles, a alfabetização é um sonho da libertação que é vencido com muito esforço e persistência.
Para que alfabetização de jovens e adultos seja bem sucedida o professor/a precisa considerar a realidade em que esses alunos vivem. É importante ter um planejamento diferenciado que consiga atingir as necessidades desses alunos e ao mesmo tempo, trabalhar em cima das dificuldades que eles trazem. É preciso muito paciência e atenção especial a cada aluno, para que ele se sinta inserido na turma, para que ele se sinta valorizado e para que ele possa se sentir à vontade para expor qualquer problema ou dificuldade. Deve permitir que o aluno se desenvolva criticamente no contexto social no qual está inserido, permitindo uma nova leitura de mundo.
O grupo no EJA é muito heterogêneo eles têm mais facilidades de se expressarem oralmente, mas na linguagem escrita tem muitas dificuldades. O aluno jovem tem a linguagem mais voltada para a gíria e um pensamento abstrato pouco desenvolvido. O aluno adulto tem uma linguagem mais tradicional, mais rica, por causa de suas vivências e experiências. Tem o pensamento abstrato mais desenvolvido.
O pensamento dos adultos é de crescimento pessoal e profissional. Eles querem mais oportunidades, melhorar a vida dos filhos e poder concorrer com a população por um emprego melhor. Já o jovem tem o pensamento mais momentâneo. Eles querem terminar logo de uma vez para "se livrar" dessa obrigação. O jovem ainda não tem família para sustentar, então às preocupações são outras. Eles querem o diploma para conseguir ingressar no mercado de trabalho.
A confiança e a segurança são elementos fundamentais na relação entre educador e educandos da EJA. Quando há um bom relacionamento entre todos no grupo os alunos avanças com mais facilidade no aprendizado. È importante usar variações didáticas, recursos de áudio-visual e trazer os assuntos o mais próximo da realidade levando em conta a razão e a emoção pautado no diálogo e no respeito as diferenças.
O EJA contribui muito na alfabetização de todas as camadas e idades, elevando em muito o índice de pessoas que agora sabem ler, interpretar, escrever e calcular. Aprendemos a vida toda, não há época certa para prender.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine!! Entre os fatores que mencionaste como importantes para a promoção da EJA de qualidade, qual ou quais consideras mais difícil de implementar? Por que?
Abraços!!!