segunda-feira, 30 de novembro de 2009

AVALIAÇÃO INCLUSIVA


A avaliação inclusiva é um instrumento para fornecer informações sobre como está sendo realizado o processo de ensino aprendizagem como um todo. Além disso, ela deve ser essencialmente formativa na medida em que cabe à avaliação subsidiar o trabalho pedagógico, redirecionando o processo ensino-aprendizagem para sanar dificuldades, aperfeiçoando-o constantemente. A avaliação vista como diagnóstico contínuo e dinâmico torna-se um instrumento fundamental para repensar e reformular os métodos, os procedimentos e as estratégias de ensino para que realmente o aluno aprenda.

Tenho um caderno de registros aonde diariamente vou anotando as observações feitas durante as aulas: mudança de comportamento, dificuldades ou facilidades para resolver as atividades, trabalhos em grupo, participação, tarefas de casa, envolvimento e crescimento no processo de ensino aprendizagem, ect. O objetivo dos trabalhos é perceber os avanços ou dificuldades em relação ao conteúdo que está sendo trabalhado. Se as aulas e os conteúdos estão de acordo com as habilidades cognitivas da turma.
Em nossa escola os alunos são avaliados durante o ano todo e não temos nota nem conceito, temos o parecer descritivo. A cada trimestre o aluno faz a sua auto-avaliação escrita com o objetivo de construir sujeitos autônomos, para que isso aconteça é preciso que o aluno exercite a reflexão sobre o seu próprio processo de aprendizagem e socialização. Os pais avaliam o seu filho, o trabalho da professora e da escola num processo democrático. Estas avaliações são anexadas junto ao parecer descritivo da professora para formar o boletim.
A avaliação é uma parte integrante do processo ensino–aprendizagem, abrangendo a atuação do professor, o desempenho do aluno e, também os objetivos, a estrutura e o funcionamento da escola e do sistema de ensino.
Referência:
GOÑI, Javier Onrubia. Rumo a uma avaliação inclusiva. Pátio, Porto Alegre, n. 12, ano 3, p. 17-21, abr./fev., 2000.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine!! Nessa postagem respondes os questionamentos realizados no comentário anterior, utilizando o referencial teórico para te auxiliar a refletir sobre a avaliação. Abração!!