domingo, 10 de maio de 2009

PLANEJAMENTO



No sábado, dia 08 de maio, nos reunimos na escola para uma importante reunião pedagógica. Entre os diversos assuntos abordados estava o do planejamento.
O grande desafio do educador é mudar a mentalidade de que planejar não é preencher formulários.
Planejar é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, percebendo as reais necessidades da sociedade.
Como professora preciso resignificar o meu trabalho a cada dia, buscando diversas formas de conhecimento.
Na interdisciplina de Seminário Integrador percebemos o quanto é importante planejar. Eu só vou conseguir desenvolver um Projeto de Aprendizagem se eu tiver interesse pelo assunto, se ele estiver próximo da minha realidade. Sendo assim, preciso refletir sobre este assunto, buscar novas informações e comprometer-me com a transformação que á a função da educação.
E como diz Danilo Gandim:
“Não somos pescadores domingueiros, esperando o peixe. Somos agricultores, esperando a colheita, porque queremos muito, porque conhecemos a semente, a terra, os ventos, as chuvas, porque avaliamos as circunstâncias e porque trabalhamos seriamente.”

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine, interessante essas tuas reflexões sobre o planejamento. Por diversas vias percebeste a importância do planejar para as diversas atividades que realizamos. Abração, Sibicca