quinta-feira, 30 de abril de 2009

DISLEXIA



Tenho um aluno disléxico e por isso, nesta semana li vários artigos e assisti vídeos sobre dislexia. Fiquei surpresa ao descobrir que muitos alunos são disléxicos e passam despercebidos em nossas escolas. Muitas vezes, crianças inteligentíssimas, mas que sofrem de dislexia, aparentam ser péssimos alunos; muitas dessas crianças se envergonham de suas dificuldades, abandonam a escola e se isolam de amigos e familiares. Muitos pais por falta de conhecimento, se envergonham de ter um filho disléxico e evitam tratar do problema. Isso é lamentável, pois crianças disléxicas que recebem tratamento apropriado podem não apenas superar essa dificuldade, mas até utilizá-la como benefício para se sobressair pessoal e profissionalmente.
A partir destas leituras descobri que é necessário dedicar muita atenção para que a dislexia seja superada. Sendo assim, preciso ser paciente com meu aluno disléxico, não deixar que ele sofra de baixa auto-estima. Devo incentivá-lo a buscar novas atividades, tais como esportes ou música e sempre recompensá-lo quando ele progredir em seus estudos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine, interessante essa tua postagem, pois trazes uma situação-problema que estás vivenciando, ou seja, a presença de um aluno com dislexia na tua sala de aula e as estratégias que vens encontrando para conhecer um pouco mais sobre a dislexia a fim de pensares intervenções junto ao teu aluno. Abração, Sibicca