domingo, 24 de maio de 2009

INCLUSÃO SOCIAL

Nesta última semanas li muito sobre a inclusão e o que mais me chamou atenção é que os estudantes que tem colegas com alguma dificuldade de aprendizagem (inclusão), são mais bem preparados para a vida adulta, pois:
► desde cedo assimilam que as pessoas, as famílias e os espaços sociais são homogêneos e que as diferenças são enriquecedoras para o ser humano;
► adquirem grande senso de responsabilidade e melhoram o rendimento escolar;
► têm acesso a uma gama bem mais ampla de papéis sociais;
► perdem o medo e o preconceito em relação ao diferente, desenvolvem a cooperação e a tolerância.
Eu, sinceramente ainda me sinto despreparada e insegura para trabalhar com alunos de inclusão. Mesmo assim, acredito que como professora estou no caminho certo, desenvolvendo investigações na prática educacional, realizando estudo de caso, não me limitando apenas em saber se é um aluno de inclusão. Estou contribuindo para a transformação da realidade, buscando melhorar as aulas para os meus alunos.
A transformação da nossa prática educacional, com certeza contribui para uma melhora em processo educativo, alterando a concepção de professores como transmissores de conhecimentos, vivenciando a situação de ser um investigador ativo-crítico do seu trabalho, como disse Paulo Freire “O professor antes de tudo deve ser também político, para desenvolver a ação social que lhe é atribuída”.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine, muito boa essa tua postagem! além de situar as tuas reflexões, apontas evidências que ilustram as atividades que estão te auxiliando a construí-las. Abração, Sibicca