terça-feira, 22 de julho de 2008

INTERDISCIPLINARIDADE

Com os alunos do 5º ano, realizei várias atividades sobre noções de tempo e espaço. Começamos pela sala de aula. Observamos e registramos a posição do sol, realizamos um passeio aos arredores da escola e posteriormente pelos bairros da cidade. Outra atividade desenvolvida foi a pintura do desenho quadriculado parecido com a batalha naval onde os alunos tiveram que encontrar as coordenadas para que a figura desse certo. No outro dia desafiei-os para a construção da linha do tempo parecida com a nossa que fizemos da interdisciplina de TICS, só que a deles foi no papel. Todos eles pediram ajuda para seus pais e trouxeram para a sala de aula objetos pessoais, roupas, brinquedos, documentos e fotografias relacionados aos fatos da linha do tempo. Estes mesmos objetos foram utilizados para a classificação e a seriação. Os alunos separaram as roupas, as fotografias, os objetos os documentos... Conforme as semelhanças. Novamente a interdisciplinaridade esteve presente na minha aula. Antes eu não tinha esta visão de integração das disciplinas e foi através de leituras que me auxiliaram na construção de novos conhecimentos. Foram os textos propostos por ambas as interdisciplinas do curso, mas a Revista Nova Escola merece um destaque especial. Nela encontramos os mais variados assuntos e ótimas sugestões de trabalho com assuntos atuais e a utilização do lúdico em sala de aula.

Nenhum comentário: