Durante este semestre pude perceber com mais clareza a importância dos Estudos Sociais no Currículo escolar bem como a integração de outras disciplinas. O professor deve assumir o papel de provocador que desencadeiam a ação e a reflexão do aluno e que ele possa ter a sensibilidade de trabalhar com o aluno respeitando a sua bagagem e seus saberes. Juntos poderão construir novos conceitos. Com os alunos do 5º ano, realizei várias atividades sobre noções de tempo e espaço. Começamos pela sala de aula. Observamos e registramos a posição do sol, realizamos um passeio aos arredores da escola e posteriormente pelos bairros da cidade. Outra atividade desenvolvida foi a pintura do desenho quadriculado parecido com a batalha naval. No outro dia desafiei-os para a construção da linha do tempo. Todos eles pediram ajuda para seus pais e trouxeram para a sala de aula objetos pessoais, roupas, brinquedos, documentos e fotografias relacionados aos fatos da linha do tempo.
Quando paramos para refletir sobre este tema, percebemos que Estudos Sociais está presente no cotidiano das crianças e que o professor deve proporcionar condições para que as crianças possam ler o mundo e expressarem-se de forma espontânea, tomando consciência do seu meio. Descobrindo-se como alguém que tem história, que atua na sociedade.
Quando paramos para refletir sobre este tema, percebemos que Estudos Sociais está presente no cotidiano das crianças e que o professor deve proporcionar condições para que as crianças possam ler o mundo e expressarem-se de forma espontânea, tomando consciência do seu meio. Descobrindo-se como alguém que tem história, que atua na sociedade.
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