sexta-feira, 5 de novembro de 2010

EIXO VII

Na interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação ampliamos nossos conhecimentos referente à postura ética do professor e a avaliação. Esta interdisciplina está relacionada diretamente com a nossa realidade em sala de aula. No trabalho Conclusão do Curso também destaquei a importância da mesma.
A avaliação inclusiva é um instrumento para fornecer informações sobre como está sendo realizado o processo de ensino aprendizagem como um todo. Além disso, ela deve ser essencialmente formativa na medida em que cabe à avaliação subsidiar o trabalho pedagógico, redirecionando o processo ensino-aprendizagem para sanar dificuldades, aperfeiçoando-o constantemente. A avaliação vista como diagnóstico contínuo e dinâmico torna-se um instrumento fundamental para repensar e reformular os métodos, os procedimentos e as estratégias de ensino para que realmente o aluno aprenda.
Tenho um caderno de registros aonde diariamente vou anotando as observações feitas durante as aulas: mudança de comportamento, dificuldades ou facilidades para resolver as atividades, trabalhos em grupo, participação, tarefas de casa, envolvimento e crescimento no processo de ensino aprendizagem, ect.  O objetivo dos trabalhos é perceber os avanços ou dificuldades em relação ao conteúdo que está sendo trabalhado. Se as aulas e os conteúdos estão de acordo com as habilidades cognitivas da turma.
Em nossa escola os alunos são avaliados durante o ano todo e não temos nota nem conceito, temos o parecer descritivo. A cada trimestre o aluno faz a sua auto-avaliação escrita com o objetivo de construir sujeitos autônomos, para que isso aconteça é preciso que o aluno exercite a reflexão sobre o seu próprio processo de aprendizagem e socialização. Os pais avaliam o seu filho, o trabalho da professora e da escola num processo democrático. Estas avaliações são anexadas junto ao parecer descritivo da professora para formar o boletim.
A avaliação é uma parte integrante do processo ensino–aprendizagem, abrangendo a atuação do professor, o desempenho do aluno e, também os objetivos, a estrutura e o funcionamento da escola e do sistema de ensino.
Através do exemplo do projeto, podemos perceber o quanto prazeroso, significativo e envolvente foi este trabalho, porque a partir de algo sobre o qual sintam curiosidade foram em busca de informações para poderem sanar suas dúvidas. E estes meios que são o importante, porque este processo da construção do conhecimento que deve ser valorizado, em qualquer forma de trabalho em sal de aula, porque durante o processo que o professor deve estar sempre em todos os momentos avaliando seus alunos, de maneiras diferentes para perceber se, no final do projeto, os seus objetivos foram alcançados, se houve uma aprendizagem significativa para aperfeiçoar-se a cada novo passo.
Outro fator importante é que no projeto não são somente os alunos que se avaliam nem somente o professor que avalia os alunos. O professor também deve estar em constante auto-avaliação e com muito cuidado para que o foco do projeto não se perca. Isto requer muito estudo e planejamento por parte do professor assim como nós fizemos durante o curso de Pedagogia

2 comentários:

Rosangela disse...

Rosilaine
Sua refleão referente ao EIXO VII, com destaque a avalição foi realizada com pleno exito.
abraços
rosangela

Rosangela disse...

Rosiliane

Sua reflexões a cerca das ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS ficou muito bem elaborada, parabens
abraços
rosangela