segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS

No VII semestre de 2009, iniciamos a nossa preparação para o Estágio Curricular Supervisionado. Retomando as postagens do portfólio e refletindo sobre elas encontrei o seguinte texto:
Estamos nos aproximando do término de mais um semestre e nos preparando para o Estágio Curricular que acontecerá no próximo ano. Para tanto, estamos elaborando em grupos de três componentes, as arquiteturas pedagógicas específicas, com base nos elementos de PA, considerando o público-alvo do estágio (séries ou faixas etárias). Trata-se de um documento que irá nortear o estágio. As arquiteturas pedagógicas são diferentes do ensino tradicional que usa livros didáticos ou apostilas, que na maioria das vezes apresenta exercícios repetitivos, sem chance de o aluno manifestar sua opinião ou registrar seus novos conhecimentos.
Nas arquiteturas pedagógicas os alunos escolhem o assunto conforme o seu interesse e dessa maneira as aprendizagens tornam-se significativas, os alunos fazem conexões com seus conhecimentos e os estudos realizados. Nesta metodologia a organização dos conteúdos a serem abordados, não se dá de forma rígida, pois há um respeito à estrutura lógica e seqüencial dos alunos. Os estudos vão sendo realizados seguindo o ritmo, curiosidade e necessidades dos grupos. 
Organizar e registrar as informações obtidas é outra etapa significativa desse trabalho. É importante que os alunos passem da experiência concreta para as mais distintas formas narrativas, linguagem visual, escrita, desenhos, pinturas, maquetes, etc. Assim, o material produzido vai se tornando uma memória pedagógica do trabalho e uma fonte de consulta para novos estudos da turma. Deste modo o aluno poderá experimentar, observar, estabelecer relações, analisar, levantar hipóteses, argumentar, julgar, sendo, portanto, capaz de produzir e não de, simplesmente, repetir. Além desses recursos podemos utilizar a internet para fazer registros e pesquisas, avaliação, debates, sínteses...Outros estudos podem ser propostos simultaneamente. As organizações de cada proposta não podem ser escolhas da professora e sim dos alunos. Portanto, torna-se importante não apenas o que cada professor irá fazer com seus alunos, mas o processo da construção de novos conhecimentos.
Durante o Estágio trabalhei com Projetos e o trabalho foi bem sucedido graças a preparação que tivemos ao longo do Curso de Pedagogia.

Nenhum comentário: