sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SEMINÁRIO INTEGRADOR V

Na Interdisciplina de Seminário Integrador V – Tivemos a oportunidade de desenvolvermos Projetos de Aprendizagem ao longo do quinto semestre. A relevância desta atividade específica para a construção de meu TCC refere-se ao fato de que foi nesta Interdisciplina que tive a primeira experiência com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem, junto a algumas colegas do Curso de Pedagogia da UFRGS, do pólo de Sapiranga. No quinto semestre exercitamos e construímos nosso primeiro Projeto de Aprendizagem. Foi uma experiência riquíssima, trocamos muitas informações, estudamos, pesquisamos, usufruímos das tecnologias da informação e comunicação durante todo o processo de desenvolvimento do Projeto.
Durante o Estágio Curricular Supervisionado, desenvolvi os Projetos de Aprendizagem com os meus alunos e este também é o tema da minha monografia.  Dessa forma, posso afirmar com convicção, que trabalhar com projetos é muito bom, é um grande desafio, no entanto, encantador, porque se percebe como a aprendizagem acontece. Vêem-se como os alunos se sentem importantes em todo o processo de estudo e motivados a buscar o seu conhecimento, porque todo ele envolve pesquisa e busca responder perguntas dos próprios alunos.
Mais que isto, o professor aprende muito porque em todos os projetos é preciso ter em mãos diversos livros, a informática como meios de pesquisa e os recursos de multimídia como um complemento para que este trabalho se torne ainda mais belo e completo. Os pais se tornam aliados no processo de ensino aprendizagem, pois acabam aprendendo e contribuindo significativamente. Ou seja, as aprendizagens saem da sala de aula, ganham asas, e todos saem em busca do conhecimento, assim como podemos perceber nos Projetos de Aprendizagem desenvolvidos pelos alunos da quarta série.
     Apaixonei-me por esta linha de trabalho porque os alunos se apaixonam também, saem do papel de expectadores e passam a fazer parte do planejamento e assim autônomos e comprometidos com o saber. Ou seja, as aulas passam a ter sentido apara eles. Não lêem somente porque a professora mandou, mas sim, porque eles estão interessados em sanar suas dúvidas. Desta forma, todo o estudo faz sentido para o aluno, e não se ouve falando “em que vou usar isto na vida?”. De forma interdisciplinar, o professor organiza todo o estudo para que todas as áreas do conhecimento sejam estudadas e todos os conteúdos da série trabalhados.
     Então, projetos em sala de aula devem ficar para tornar nossos alunos sujeitos, autônomos, comprometidos, ousados críticos. Contudo, alunos que no futuro saberão como resolver seus problemas de forma inteligente e responsável, sabendo como e onde buscar as soluções que precisam, e mais ainda, sujeitos que poderá fazer deste mundo um lugar muito mais humano e feliz de se viver. Pude constatar tudo isso, com leituras, reflexões, práticas e ver que os projetos trazem uma riqueza muito significativa para as salas de aula. Espero que tudo isso não seja uma utopia e que muitos professores sintam-se motivados a trabalhar, que pode dar muito certo! Porque é projetando sonhos que podem se tornar realidade para que nosso mundo seja um lugar mais solidário, justo e feliz para todos.
     Neste sentido, a pesquisa oportunizou compreender melhor como se trabalha com projetos de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, valorizando aquilo que realmente é significativo para a criança, que faz parte da sua realidade sem deixar de ampliar e aprofundar os assuntos trabalhados a partir dos projetos neste nível de ensino.
     O trabalho e práticas pedagógicas realizadas a partir de projetos vêm de encontro de uma nova maneira de ver e entender a escola. Esse trabalho trás a criança como sujeito da própria aprendizagem desafia todos que fazem parte do processo, dá espaço aos conteúdos mínimos de cada nível e globalizando-os. Proporciona um trabalho criativo e motivador possibilitando uma abordagem e leitura mais significativa às diversas manifestações e linguagens apresentadas pelos alunos.

Um comentário:

Rosangela disse...

Rosilaine

Muito boa sua reflexão sobee os PA, demonstra tua dedicação ao coloca-los em prática, parabens
abraços
rosangela