quinta-feira, 7 de outubro de 2010

EIXO IV

No eixo IV do Curso de Pedagogia à distância, realizamos várias atividades desafiadoras as quais exigiram muito esforço e dedicação. Foi um semestre em que adquiri novos conhecimentos, e com ele, a capacidade de interagir e entender o que estava acontecendo, mas diferentes interdisciplinas.
A interdisciplina de matemática foi a que mais mexeu comigo, foi uma mistura de medo, insegurança e ao mesmo tempo um grande desafio para cumprir as tarefas propostas pela interdisciplina. Na verdade, o medo era conseqüência de um trauma na infância e a defasagem no ensino da didática da matemática no magistério. Eu não sabia ensinar matemática aos meus alunos. A partir das atividades propostas, consegui juntamente com os meus alunos desenvolver várias atividades importantes, principalmente com as quatro operações. Eu tinha o hábito de apresentar logo a teoria aos alunos e hoje sei que o mais importante é explorar os conhecimentos prévios dos alunos, com temas do cotidiano, na construção da estruturação do pensamento.
Com mais clareza, a interdisciplina de estudos sociais reforçou a importância da mesma no currículo escolar, bem como a integração com outras disciplinas. O professor deve assumir o papel de provocador que desencadeia a ação e a reflexão do aluno e que ele possa ter a sensibilidade de trabalhar com o aluno respeitando a sua bagagem e seus saberes. Juntos poderão construir novos conceitos e ampliar seus horizontes. Quando paramos para refletir sobre este tema, percebemos que Estudos Sociais está presente no cotidiano das crianças e que o professor deve proporcionar condições para que as crianças possam ler o mundo e expressarem-se de forma espontânea, tomando consciência do seu meio. Descobrindo-se como alguém que tem história, que atua na sociedade.
Da mesma forma, na interdisciplina de ciências me dei por conta como é importante deixar os alunos expressarem os seus conhecimentos através de representações. Esta atividade despertou nos alunos a curiosidade e o interesse pelo tema proposto em sala de aula o qual rendeu novas aprendizagens.
Todas as interdisciplinas do eixo IV trouxeram conhecimentos importantes, ao quais possibilitaram ampliar meus conhecimentos e melhorar a minha prática pedagógica em sala de aula. Tivemos a oportunidade de desenvolver na prática o aprendemos com as teorias e tirar nossas próprias conclusões.
Conforme o tempo ia passando, aumentava a certeza de que os conhecimentos adquiridos são importantíssimos para a minha formação pessoal e profissional.

Um comentário:

Rosangela disse...

Olá
Ficop feliz que além de teres suprido uma deficiência em relação ao ensino da matemática, tenhas ampliado tua forma de ser uma mediadora na construção do desenvolvimento dos alunos. Muito boa tua reflexão.
abraços
Rosangela