segunda-feira, 26 de abril de 2010

REFLEXÃO DA SEGUNDA SEMANA DE ESTÁGIO 19/4/ à 23/4/2010


A segunda-feira começou tranquila, os alunos relataram fatos e acontecimentos importantes que aconteceram durante o final de semana. Como já é de rotina em seguida, fomos para a biblioteca ouvir a Hora do Conto e trocar os livros. A bibliotecária contou a história: “Um Reino Todo Quadrado” de Caio Ritter, escritor que estará presente na 28° Feira Municipal do Livro. Ela confeccionou máscaras dos personagens do livro e envolveu os alunos na história. Conforme ela ia contando os personagens iam aparecendo. No decorrer da história aconteceu um pequeno teatro. Os alunos ouviram atentos e encantados aquela história.
Durante o estudo sobre os índios os alunos falaram bastante, demonstraram conhecimento sobre o assunto, dialogando e expondo suas idéias. Até o intervalo o calor estava suportável, depois os alunos voltaram agitados e impacientes. Trabalhamos mais um tempo e eles não estavam mais prestando atenção nas atividades. Resolvi então deixar de lado a atividade de geografia e propus para eles o jogo da forca. Foi divertido e ao mesmo tempo reforçamos o que havíamos estudado sobre os índios.
No final da tarde, das 17h às 19h tivemos a nossa reunião pedagógica, na sala de vídeo, com as professoras da Educação Infantil à 4ª série. Nela foram tratados assuntos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) que esta sendo reformulado. Em grupos discutimos e realizamos anotações sobre o que queremos melhorar na escola, como vamos melhorar e para que vamos melhorar, tanto nos aspectos físicos como pedagógicos.
No segundo momento tivemos uma conversa com a psicóloga da escola Simone Prates. Conversamos sobre a indisciplina, os alunos estão bastante agitados e relutam em cumprir as regras de convivência. Ficou combinado que devemos ser mais enérgicas em sala de aula e fazer cumprir as regras. Depois disso, tivemos um momento para combinar as visitas a Feira Municipal do Livro.
Na terça-feira conseguimos realizar todas as atividades planejadas. Os alunos mostraram-se interessados nas pesquisas. A bibliotecária explicou como encontrar os assuntos desejados numa biblioteca. Eu fui ajudando-os individualmente e orientando-os nas pesquisas. Alguns alunos na fizeram o tema de matemática. Nesta tarde ajudei a monitorar o recreio. Nesta tarde a coordenação enviou um bilhete para os pais.
Os alunos estavam resolvendo individualmente atividades matemáticas, conforme iam acabando alguns deles pegavam o livro de leitura pra ler, outros simplesmente se deitavam sobre a folha. Elogiei quem estava lendo e assim sucessivamente eles foram puxando o livro e lendo em silêncio. Foi um momento mágico todos concentrados e lendo.
Durante o jogo da multiplicação se agitaram, gritaram, percebi que alguns alunos têm dificuldades de raciocínio lógico e outros não sabem aguardar a sua vez e respeitar os colegas.
A quinta-feira foi mais tranqüila, os alunos conseguiram realizar as atividades sem maiores dificuldades. Durante a aula de informática conseguimos criar um blog e pesquisar na internet. A professora nos ajuda bastante. Ela explicou mais uma vez como realizar uma pesquisa. Todos pesquisaram, buscaram informações e nem percebemos o tempo passar. Depois do recreio choveu e desandou um temporal, todos ficaram agitados, ainda mais que sugiram pequenas goteiras na sala.
Na sexta-feira durante a aula de educação física no ginásio o professor desenvolveu atividades de corrida. Eles tiveram que prestar atenção e ser ágeis na corrida. Na aula de alemão estavam agitados, a professora fez uma atividade sobre os objetos escolares e jogo dos quatro cantos. Como estava chovendo não realizamos a atividade com argila, iríamos ocupar as mesas no pátio da escola. Fizemos então um mosaico com recorte de revistas.
Antes de terminar a aula sentamos em roda no chão da sala para fazermos uma avaliação da semana. Os alunos destacaram a hora do conto, o jogo de multiplicação, a pesquisa nos livros e na internet com pontos positivos. Afirmaram que ainda tem muita conversa e falta respeito entre os colegas.
Esta semana foi mais agitada que a anterior. Diversas vezes tive que parar e aguardar até parassem de conversar para ouvir-me ou ouvir o colega que estava lendo.
No uso das tecnologias consegui avançar mais do que o esperado. Os alunos estão ansiosos para escrever no blogger.
Alguns alunos perturbam o tempo inteiro, já conversaram com a coordenação, psicóloga e nada adianta. Eu mesma já ignorei, já dei atenção redobrada e tudo em vão. Isso tira a concentração dos colegas e prejudica o andamento dos trabalhos. Fico questionando-me o que poderia fazer ou como deveria agir para que estes alunos se interessassem pelo estudo.

Nenhum comentário: