quinta-feira, 15 de abril de 2010

INTEGRAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA

Atualmente, vive-se numa época em que a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano. Valores como ética e cidadania estão sendo banidos e deixados muitas vezes de fora da formação dos indivíduos. Nesse sentido, instituições sociais como a família e a escola não podem deixar que isso continue a acontecer sem fazer nada para mudar a situação. Assim, é preciso uma integração dessas duas instituições com objetivos em comum e com pessoal responsável e metodologias adequadas para se tentar resgatar esses valores tão importantes na formação do caráter dos educandos.
No sábado passado a escola promoveu um encontro de integração família x escola com o com o objetivo cultivar valores e a integração entre a Escola e as Famílias dos Alunos. Foi um dia maravilhoso, na Sede Campestre. Os pais, os alunos e professores tiveram a oportunidade de integrar-se através de brincadeiras, jogos, conversas e um delicioso almoço. Eu mesma, tive a oportunidade de conversar com os pais dos alunos que não puderam estar presentes nas reuniões da escola.
Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. Assim, cabe aos pais e à escola a preciosa tarefa de transformar a criança imatura e inexperiente em cidadão maduro, participativo, atuante, consciente de seus deveres e direitos, possibilidades e atribuições.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rose, certamente essa parceria vem enriquecer o processo de aprendizagem do aluno. Abraços!!