Final da primeira semana de Estágio. Hora de parar para refletir sobre o trabalho desenvolvido.
Foi uma semana tranqüila e, como eu já havia registrado anteriormente no Portfólio de Aprendizagens, as duas turmas da quarta-série estavam desmotivadas, então nós professoras resolvemos desafiá-los para a construção de Projetos de Aprendizagem. Foi um trabalho positivo, deu certo, os alunos gostaram muito. A conclusão desses Projetos aconteceu na antecedente ao Estágio Curricular Supervisionado.
Na verdade, a minha turma iniciou nesta semana o seu segundo Projeto de Aprendizagem. Eles já trabalharam em grupos e agora acredito eu, que este será um trabalho mais produtivo.
Foi bom planejar, articular metas com estratégias e ajustá-las as possibilidades reais da turma. No começo da semana tive dificuldades para detalhar o planejamento, no entanto, acabou dando tudo certo até o final da semana. Consegui desenvolver a maioria das atividades planejadas para esta semana sem maiores dificuldades. Os alunos ainda apresentam dificuldades na matemática, leitura e interpretação. Por isso, estou trabalhando com conteúdos que eles realmente possam dar conta.
Na terça-feira, o diretor veio conversar com os alunos sobre o PROERD. (Programa Nacional de Resistência as Drogas). Os Policias Militares virão uma vez por semana para a escola desenvolver com os alunos um trabalho de prevenção e combate as drogas.
Na quarta-feira, a coordenação da escola enviou para os pais dos alunos um questionário com perguntas sobre a família e a escola. Este questionário servirá como apoio para a construção do PPP (Projeto Político Pedagógico).
Na quinta-feira, dois colegas ofenderam-se com palavrões durante a aula. Deixamos de realizar as atividades para conversarmos e refletirmos sobre respeito.
É uma turma complicada, parece que não respondem, não produzem o desejado, preciso constantemente motivá-los para que saiam do comodismo e se tornem agentes no processo de ensino aprendizagem. Apesar disso tudo, estou confiante no meu trabalho e acredito na capacidade de aprendizagem dos meus alunos.
Referências Bibliográficas
HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: _____. A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998.
Leitura de um fragmento do texto: “Planejamento: em busca de caminhos”.
RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos. In: XAVIER, Maria Luisa; DALLA ZEN, Maria Isabel (Orgs.). Planejamento em Destaque: análises menos convencionais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. P. 59-65 e 72-73.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, s/d.
Um comentário:
Oi Rosi!! E o que aprendeste nesses movimentos da primeira semana? Abraços!!
Postar um comentário