quinta-feira, 29 de abril de 2010
FEIRA DO LIVRO
O Passeio até a Feira do Livro no dia 27/04 Foi muito divertido e interessante. Tivemos a oportunidade de participar do bate-papo com o escritor Pedro Bandeira. Ele contou um pouco da sua vida e depois os alunos tiveram a oportunidade de conversar, esclarecer dúvidas, curiosidades e ainda receber autógrafo. Na lona assistimos ao teatro: Deu a Louca no Reino do Pedro Bandeira. Com criatividade, os atores conseguiram encantar e envolver o público presente, deixando todos maravilhados diante do espetáculo.
A maioria dos alunos adquiriu livros, estavam fascinados diante tantos exemplares. Todos gostariam de adquirir mais livros, no entanto sabemos que o dinheirinho é curto.
As fotografias do slide foram tiradas pelos alunos. Eles estão descobrindo a cada dia que passa novos recursos tecnológicos e estão bem empolgados. Acredito que o meu trabalho está dando resultado, devagarzinho estou alcançando os meus objetivos. Fiquei feliz ao vê-los interessados em ampliar seus conhecimentos, aproveitaram a feira para conhecer um pouco de tudo o tinha lá.
Pedro Bandeira destacou que a feira de Ivoti é diferente das demais, nela encontramos artesanato, livros, artistas pintando, bate-papo, teatro, cultivo de plantas ornamentais, brinquedoteca, contação de história tudo no mesmo local.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
REFLEXÃO DA SEGUNDA SEMANA DE ESTÁGIO 19/4/ à 23/4/2010
A segunda-feira começou tranquila, os alunos relataram fatos e acontecimentos importantes que aconteceram durante o final de semana. Como já é de rotina em seguida, fomos para a biblioteca ouvir a Hora do Conto e trocar os livros. A bibliotecária contou a história: “Um Reino Todo Quadrado” de Caio Ritter, escritor que estará presente na 28° Feira Municipal do Livro. Ela confeccionou máscaras dos personagens do livro e envolveu os alunos na história. Conforme ela ia contando os personagens iam aparecendo. No decorrer da história aconteceu um pequeno teatro. Os alunos ouviram atentos e encantados aquela história.
Durante o estudo sobre os índios os alunos falaram bastante, demonstraram conhecimento sobre o assunto, dialogando e expondo suas idéias. Até o intervalo o calor estava suportável, depois os alunos voltaram agitados e impacientes. Trabalhamos mais um tempo e eles não estavam mais prestando atenção nas atividades. Resolvi então deixar de lado a atividade de geografia e propus para eles o jogo da forca. Foi divertido e ao mesmo tempo reforçamos o que havíamos estudado sobre os índios.
No final da tarde, das 17h às 19h tivemos a nossa reunião pedagógica, na sala de vídeo, com as professoras da Educação Infantil à 4ª série. Nela foram tratados assuntos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) que esta sendo reformulado. Em grupos discutimos e realizamos anotações sobre o que queremos melhorar na escola, como vamos melhorar e para que vamos melhorar, tanto nos aspectos físicos como pedagógicos.
No segundo momento tivemos uma conversa com a psicóloga da escola Simone Prates. Conversamos sobre a indisciplina, os alunos estão bastante agitados e relutam em cumprir as regras de convivência. Ficou combinado que devemos ser mais enérgicas em sala de aula e fazer cumprir as regras. Depois disso, tivemos um momento para combinar as visitas a Feira Municipal do Livro.
Na terça-feira conseguimos realizar todas as atividades planejadas. Os alunos mostraram-se interessados nas pesquisas. A bibliotecária explicou como encontrar os assuntos desejados numa biblioteca. Eu fui ajudando-os individualmente e orientando-os nas pesquisas. Alguns alunos na fizeram o tema de matemática. Nesta tarde ajudei a monitorar o recreio. Nesta tarde a coordenação enviou um bilhete para os pais.
Os alunos estavam resolvendo individualmente atividades matemáticas, conforme iam acabando alguns deles pegavam o livro de leitura pra ler, outros simplesmente se deitavam sobre a folha. Elogiei quem estava lendo e assim sucessivamente eles foram puxando o livro e lendo em silêncio. Foi um momento mágico todos concentrados e lendo.
Durante o jogo da multiplicação se agitaram, gritaram, percebi que alguns alunos têm dificuldades de raciocínio lógico e outros não sabem aguardar a sua vez e respeitar os colegas.
A quinta-feira foi mais tranqüila, os alunos conseguiram realizar as atividades sem maiores dificuldades. Durante a aula de informática conseguimos criar um blog e pesquisar na internet. A professora nos ajuda bastante. Ela explicou mais uma vez como realizar uma pesquisa. Todos pesquisaram, buscaram informações e nem percebemos o tempo passar. Depois do recreio choveu e desandou um temporal, todos ficaram agitados, ainda mais que sugiram pequenas goteiras na sala.
Na sexta-feira durante a aula de educação física no ginásio o professor desenvolveu atividades de corrida. Eles tiveram que prestar atenção e ser ágeis na corrida. Na aula de alemão estavam agitados, a professora fez uma atividade sobre os objetos escolares e jogo dos quatro cantos. Como estava chovendo não realizamos a atividade com argila, iríamos ocupar as mesas no pátio da escola. Fizemos então um mosaico com recorte de revistas.
Antes de terminar a aula sentamos em roda no chão da sala para fazermos uma avaliação da semana. Os alunos destacaram a hora do conto, o jogo de multiplicação, a pesquisa nos livros e na internet com pontos positivos. Afirmaram que ainda tem muita conversa e falta respeito entre os colegas.
Esta semana foi mais agitada que a anterior. Diversas vezes tive que parar e aguardar até parassem de conversar para ouvir-me ou ouvir o colega que estava lendo.
No uso das tecnologias consegui avançar mais do que o esperado. Os alunos estão ansiosos para escrever no blogger.
Alguns alunos perturbam o tempo inteiro, já conversaram com a coordenação, psicóloga e nada adianta. Eu mesma já ignorei, já dei atenção redobrada e tudo em vão. Isso tira a concentração dos colegas e prejudica o andamento dos trabalhos. Fico questionando-me o que poderia fazer ou como deveria agir para que estes alunos se interessassem pelo estudo.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
REFLEXÃO DA PRIMEIRA SEMANA DE ESTÁGIO 12/4/ à 16/4/2010
Final da primeira semana de Estágio. Hora de parar para refletir sobre o trabalho desenvolvido.
Foi uma semana tranqüila e, como eu já havia registrado anteriormente no Portfólio de Aprendizagens, as duas turmas da quarta-série estavam desmotivadas, então nós professoras resolvemos desafiá-los para a construção de Projetos de Aprendizagem. Foi um trabalho positivo, deu certo, os alunos gostaram muito. A conclusão desses Projetos aconteceu na antecedente ao Estágio Curricular Supervisionado.
Na verdade, a minha turma iniciou nesta semana o seu segundo Projeto de Aprendizagem. Eles já trabalharam em grupos e agora acredito eu, que este será um trabalho mais produtivo.
Foi bom planejar, articular metas com estratégias e ajustá-las as possibilidades reais da turma. No começo da semana tive dificuldades para detalhar o planejamento, no entanto, acabou dando tudo certo até o final da semana. Consegui desenvolver a maioria das atividades planejadas para esta semana sem maiores dificuldades. Os alunos ainda apresentam dificuldades na matemática, leitura e interpretação. Por isso, estou trabalhando com conteúdos que eles realmente possam dar conta.
Na terça-feira, o diretor veio conversar com os alunos sobre o PROERD. (Programa Nacional de Resistência as Drogas). Os Policias Militares virão uma vez por semana para a escola desenvolver com os alunos um trabalho de prevenção e combate as drogas.
Na quarta-feira, a coordenação da escola enviou para os pais dos alunos um questionário com perguntas sobre a família e a escola. Este questionário servirá como apoio para a construção do PPP (Projeto Político Pedagógico).
Na quinta-feira, dois colegas ofenderam-se com palavrões durante a aula. Deixamos de realizar as atividades para conversarmos e refletirmos sobre respeito.
É uma turma complicada, parece que não respondem, não produzem o desejado, preciso constantemente motivá-los para que saiam do comodismo e se tornem agentes no processo de ensino aprendizagem. Apesar disso tudo, estou confiante no meu trabalho e acredito na capacidade de aprendizagem dos meus alunos.
Referências Bibliográficas
HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: _____. A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998.
Leitura de um fragmento do texto: “Planejamento: em busca de caminhos”.
RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos. In: XAVIER, Maria Luisa; DALLA ZEN, Maria Isabel (Orgs.). Planejamento em Destaque: análises menos convencionais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. P. 59-65 e 72-73.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, s/d.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
INTEGRAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA
Atualmente, vive-se numa época em que a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano. Valores como ética e cidadania estão sendo banidos e deixados muitas vezes de fora da formação dos indivíduos. Nesse sentido, instituições sociais como a família e a escola não podem deixar que isso continue a acontecer sem fazer nada para mudar a situação. Assim, é preciso uma integração dessas duas instituições com objetivos em comum e com pessoal responsável e metodologias adequadas para se tentar resgatar esses valores tão importantes na formação do caráter dos educandos.
No sábado passado a escola promoveu um encontro de integração família x escola com o com o objetivo cultivar valores e a integração entre a Escola e as Famílias dos Alunos. Foi um dia maravilhoso, na Sede Campestre. Os pais, os alunos e professores tiveram a oportunidade de integrar-se através de brincadeiras, jogos, conversas e um delicioso almoço. Eu mesma, tive a oportunidade de conversar com os pais dos alunos que não puderam estar presentes nas reuniões da escola.
Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. Assim, cabe aos pais e à escola a preciosa tarefa de transformar a criança imatura e inexperiente em cidadão maduro, participativo, atuante, consciente de seus deveres e direitos, possibilidades e atribuições.
terça-feira, 13 de abril de 2010
ESTÁGIO CURRICULAR
O estágio começou oficialmente hoje, dia doze de abril. Esta foi mais uma semana de muito trabalho, pesquisa e registro de informações sobre o Projeto de Estágio.
Ao elaborar o projeto tracei um caminho para alcançar os meus objetivos respondendo, nesse sentido, às perguntas: O quê? Por quê? Quando? Onde? Como?
Esse Projeto esta baseado no interesse dos alunos, na organização da escola, nas tecnologias disponíveis, no conhecimento adquirido ao longo do curso e nas informações coletadas nas semanas anteriores.
Além do Projeto de Estágio, tivemos que elaborar o Planejamento Semanal, com o objetivo de prever a organização do trabalho a ser desenvolvido de forma integrada e participativa, tendo em vista a elaboração, execução e avaliação do Projeto de Estágio.
O Planejamento é um processo contínuo. Já o Plano de Aula e o Projeto de Estágio são documentos norteadores das ações pedagógicas na sala de aula da Escola. A realização do Planejamento é feito através do Diagnóstico da Unidade Escolar.
Projeto de Estágio é um norte do trabalho a ser desenvolvido, nele podem ocorrer pequenas alterações, conforme a realidade local para melhorá-la ainda mais.
Estou confiante no meu trabalho e certa de que os resultados serão satisfatórios e positivos neste semestre de Estágio Curricular Supervisionado.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
NOVAS APRENDIZAGENS
A cada dia há uma nova aprendizagem em nossa vida. Ao ensinar a gente aprende e, com essa aprendizagem, a gente ensina melhor. Isso sempre se transforma num círculo contínuo e, o melhor, produtivo.
Hoje em dia o professor precisa estar atento não apenas ao mundo da sala de aula, mas também ao da Instituição de Ensino. Foi interessantíssimo conhecer o funcionamento dos vários setores. Sou nova na escola, tive que interagir com os secretários, recepcionistas, colegas professores, direção, coordenação, psicóloga... para conhecer o funcionamento e estruturação desta Instituição, como forma de me inteirar na gestão da escola.Muitos professores trabalham anos na Instituição e desconhecem o funcionamento da mesma, não se relacionam com as pessoas dos outros setores.
Essa busca de informações, de conhecer a escola surpreendeu algumas pessoas. Como alguém que é nova na escola já quer saber a sua história, conhecer o PPP (Projeto Político Pedagógico), o Regimento Escolar e o funcionamento dos setores.
A partir desse trabalho tive outra visão da escola, e fiquei impressionada com a quantidade de recursos e de atividades que acontecem neste espaço e que passam despercebidas no dia-a-dia. Na mesma ocasião tive também a oportunidade de conhecer um pouco mais o bairro, as famílias e a história dos alunos.
Além de ter uma visão ampla da Instituição, do bairro, das famílias, dos alunos o professor deve ter uma boa formação, estar motivado e ter um bom planejamento. Deve ir atrás, dessa forma terá mais sucesso nas suas atividades cotidianas.
Assinar:
Postagens (Atom)