quinta-feira, 30 de abril de 2009

DISLEXIA



Tenho um aluno disléxico e por isso, nesta semana li vários artigos e assisti vídeos sobre dislexia. Fiquei surpresa ao descobrir que muitos alunos são disléxicos e passam despercebidos em nossas escolas. Muitas vezes, crianças inteligentíssimas, mas que sofrem de dislexia, aparentam ser péssimos alunos; muitas dessas crianças se envergonham de suas dificuldades, abandonam a escola e se isolam de amigos e familiares. Muitos pais por falta de conhecimento, se envergonham de ter um filho disléxico e evitam tratar do problema. Isso é lamentável, pois crianças disléxicas que recebem tratamento apropriado podem não apenas superar essa dificuldade, mas até utilizá-la como benefício para se sobressair pessoal e profissionalmente.
A partir destas leituras descobri que é necessário dedicar muita atenção para que a dislexia seja superada. Sendo assim, preciso ser paciente com meu aluno disléxico, não deixar que ele sofra de baixa auto-estima. Devo incentivá-lo a buscar novas atividades, tais como esportes ou música e sempre recompensá-lo quando ele progredir em seus estudos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO


A construção do mosaico étnico-racial em sala de aula possibilitou aos alunos um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais.
Os alunos foram desafiados a pesquisar sobre seus ancestrais para que pudessem entender melhor a si e aos outros. A identidade assumida positivamente é fundamental para a auto-estima da pessoa. Muitos deles ficaram surpresos ao descobrir que tinham características físicas de índios, negros, caboclos, alemães...
Como educadora, aproveitei a oportunidade e fiz uma reflexão sobre as minhas práticas em sala de aula, e os alunos mostraram com este trabalho, que o conhecimento é uma construção espontânea.
Segundo Piaget, o aluno é um sujeito cultural ativo cuja ação tem dupla dimensão: assimiladora e acomodadora. Pela assimilação ele produz transformações no mundo objetivo. Na dimensão acomodadora produz transformações em si mesmo, no mundo subjetivo.
No relatório escrito dos alunos sobre a atividade étnica-racial percebi bem claro a assimilação e a acomodação, pois eles escreveram o seguinte:
“Eu aprendi que existem várias raças, mas somos seres humanos iguais aos outros. Não podemos ofender as outras pessoas, pois podemos estar ofendendo a nós mesmos”.
“Somos todos iguais, não importa a raça. Devemos respeitar as pessoas, pois elas fazem parte da nossa vida”.

sábado, 11 de abril de 2009

TECNOLOGIAS



A criação de um novo pbwiki para a interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais foi um desfio para min. Parecia impossível criá-lo, as orientações do tutorial não foram suficientes para completar a atividade. Resolvi então, usar o tradutor do google, já que o programa pbwiki é em inglês. Foi na aula presencial que fiquei sabendo do tradutor virtual.
Persisti, lutei e consegui criar um novo pbwiki. Que alegria! Neste momento, lembrei dos meus alunos e das suas dificuldades. Da mesma forma, é preciso persistir e acreditar na capacidade de aprendizagem de cada um deles sem desistir para alegrar-me posteriormente com eles.