segunda-feira, 20 de abril de 2009

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO


A construção do mosaico étnico-racial em sala de aula possibilitou aos alunos um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais.
Os alunos foram desafiados a pesquisar sobre seus ancestrais para que pudessem entender melhor a si e aos outros. A identidade assumida positivamente é fundamental para a auto-estima da pessoa. Muitos deles ficaram surpresos ao descobrir que tinham características físicas de índios, negros, caboclos, alemães...
Como educadora, aproveitei a oportunidade e fiz uma reflexão sobre as minhas práticas em sala de aula, e os alunos mostraram com este trabalho, que o conhecimento é uma construção espontânea.
Segundo Piaget, o aluno é um sujeito cultural ativo cuja ação tem dupla dimensão: assimiladora e acomodadora. Pela assimilação ele produz transformações no mundo objetivo. Na dimensão acomodadora produz transformações em si mesmo, no mundo subjetivo.
No relatório escrito dos alunos sobre a atividade étnica-racial percebi bem claro a assimilação e a acomodação, pois eles escreveram o seguinte:
“Eu aprendi que existem várias raças, mas somos seres humanos iguais aos outros. Não podemos ofender as outras pessoas, pois podemos estar ofendendo a nós mesmos”.
“Somos todos iguais, não importa a raça. Devemos respeitar as pessoas, pois elas fazem parte da nossa vida”.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine, ótima postagem! Trazes conteúdos de duas interdisciplinas para reflexão, servindo-se de Piaget para te ajudar a compreender o processo de aprendizagem durante a realização da atividade. Abração, Sibicca