segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PEDAGOGIA DE PROJETOS

Quando trabalhamos com projetos de aprendizagem o aprendiz assume a responsabilidade pela obtenção de seu próprio conhecimento. E é isso que nós estamos fazendo. Estamos sendo desafiados a desenvolver novas formas de ensinar e de aprender, buscando a formação continuada para que possamos aprimorar nossas práticas pedagógicas em sala de aula.
O principal aspecto positivo e desafiador em se trabalhar por projetos é partir da realidade, experiências e conhecimento prévio dos educandos, do que é significativo para eles, sendo eles sujeitos ativos durante todo o processo, possuindo então, responsabilidades em seu próprio processo de aprendizagem. Dessa forma as aprendizagens tornam-se significativas, os alunos fazem conexões com seus conhecimentos e os estudos realizados. Nesta metodologia a organização dos conteúdos a serem abordados, não se dá de forma rígida, pois há um respeito à estrutura lógica e seqüencial dos alunos. Ao final do projeto, os alunos são capazes de trabalharem por si mesmos, pois desenvolveram a autonomia, isto é, a capacidade de pensar e agir. O papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações de diálogo que se estabelecem neste processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Sabemos o quanto é desafiador, porém é fundamental o trabalhar por projetos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine, falando em trabalho com projetos, que diferenças percebes entre a pedagogia de projetos e a proposta dos PAs? Abração!!