domingo, 4 de outubro de 2009

CURRÍCULO INTEGRADO

Muitos vivem das diferentes formas de trabalho, onde a precarização econômica dificulta o acesso à produção cultural dominante, a escola passa a ser espaço fundamental para a aquisição dos conhecimentos que permitam o desenvolvimento das competências requeridas para a inclusão na vida social e produtiva.
O consumismo exagerado, os novos modelos de produção industrial, as estratégias de competitividade e de melhoria da qualidade nas empresas, exigem das instituições escolares compromisso de formar alunos com competências e habilidades de acordo com a nova filosofia econômica.
A escola é uma organização flexível, e cada vez mais passa a ser vista da mesma maneira que as empresas e mercados econômicos, pois atende as suas necessidades. Estamos vivendo na era da globalização e consequentemente as organizações escolares estão buscando a interdisciplianridade, a participação, a democracia e todas as demais possibilidades do currículo integrado.
Diante disso tudo, nós professores temos o compromisso coma educação, devemos fazer uma análise critica dos conteúdos e finalidades dos níveis educacionais e, em geral do sistema escolar. Para melhorar a qualidade da educação podem ser criadas dinâmicas de participação que levem a democratização real de suas estruturas, valores e habilidades construídas e reconstruídas por estudantes e professores em sala de aula possibilitando dessa maneira a inclusão social.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine, interessante essa tua postagem para pensarmos nas funções da escola e sobre as funções que se espera que ela desempenhe. Chamou atenção a seguinte frase que trazes: "A escola é uma organização flexível, e cada vez mais passa a ser vista da mesma maneira que as empresas e mercados econômicos". Quais os riscos de entendermos a escola dessa maneira? Abração!!