segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO



A palavra educação tem sentido amplo, é difícil encontrar uma definição para esta palavra. Ela varia com o tempo e o meio no qual está inserido, não existe uma educação igualitária. “Nas cidades gregas e latinas, a educação conduzia o indivíduo a subordinar-se cegamente à coletividade, a tornar-se uma coisa da sociedade. Hoje, esforça-se em fazer dele personalidade autônoma. Em Atenas, procurava-se formar espíritos delicados, prudentes, sutis, embebidos da graça e harmonia, capazes de gozar o belo e os prazeres da pura especulação; em Roma, desejava-se especialmente que as crianças se tornassem homens de ação, apaixonados pela glória militar, indiferentes no que tocasse às letras e às artes. Na Idade Média, a educação era cristã, antes de tudo; na Renasça toma caráter mais leigo, mais literário; nos dias de hoje a ciência tende a ocupar o lugar que a arte outrora preenchia. Dir-se-á que isso não representa o ideal, ou que, se a educação tem variado, tem sido pelo desconhecimento do que deveria ser.”
Atualmente a educação varia conforme o lugar; no campo, na cidade, na periferia ou conforme a religião e o interesse de cada indivíduo. Existem apenas alguns pontos em comum numa determinada comunidade ou grupo, conforme suas necessidades e costumes. Para que haja educação é necessário que tenham adultos, jovens, adolescentes e crianças, pois existe a influência de uma geração a outra. Os mais velhos tem a responsabilidade de preparar os mais novos para a vida social e desenvolver neles certo número de estados físicos e, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial que a criança particularmente se distingue, assim, a educação tem por finalidade construir o social.
A sociedade é que impõe o sistema de educação sobre os indivíduos conforme a sua época. Nem os pais conseguem educar seus filhos como gostariam. É isso que percebemos hoje. Muitos deles gostariam de manter os seus filhos longe das tecnologias, mas isso é impossível e assim acabam cedendo e educando conforme o padrão social para que não sofram futuramente. A sociedade institui em nós a idéia e o sentimento da lei, da disciplina interna ou externa. Estamos correndo atrás dos padrões sociais e nos esforçando para que possamos como seres humanos oferecer o que há de melhor em nós. E somos seres humanos porque vivemos em sociedade.
Somos o que somos graças à linguagem e a busca incessante do conhecimento. De gerações em gerações fomos herdando e aprimorando conhecimentos. A sabedoria humana se acumula e por isso, nos elevamos aos animais.
Estamos inseridos na sociedade e seguimos os padrões sociais, mas só conseguiremos melhorar como indivíduos se nos esforçarmos e persistirmos.

Nenhum comentário: