terça-feira, 31 de março de 2009

TEORIA DO CONHECIMENTO



É através do sócio-interacionismo que o ser humano constrói seu conhecimento. Cada indivíduo tem um história de conhecimento já percorrida que é preciso ser levado em consideração antes de aprender ou ensinar qualquer coisa.
As interdisciplinas de filosofia e psicologia estão interligadas. Ambas procuram despertar a criticidade do indivíduo pensante.
Nós, educadoras e educadores, devemos desenvolver nos nossos alunos a criticidade para que eles possam refletir, concordar, discordar, e tomar decisões a partir de seus questionamentos e reflexões.
A proposta pedagógica relacional é a ideal. Eu sei que vou sofrer perturbações mais ou menos profundas, com a assimilação de conteúdos novos. Preciso mudar o que ainda existe de tradicional nas minhas aulas e as respostas que vou encontrando possibilitarão um novo mundo de criações.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine, muito legal essa tua postagem, aproximas duas interdisciplinas que podem ser bastante articuladas. Além disso, destacas aspectos teóricos importantes, bem como teu posicionamento frente a eles. Abração, Sibicca