terça-feira, 31 de março de 2009

HISTÓRIA, DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL



A leitura do texto de Arlete A Aparecida Bertolo Miranda mostra nitidamente que no Brasil a inclusão escolar progrediu lentamente enquanto que nos paises europeus e norte-americanos era implantada a fase da institucionalização, no nosso país, não existia nenhum interesse pela educação das pessoas com necessidades especiais.
Nasci no ano de 1979 e por isso não conhecia a história da deficiência e da Educação Especial. Fiquei chocada quando li que essas pessoas eram consideradas idiotas, loucos, imbecis... e, os considerados ‘normais’ continuavam negligentes.
O processo de inclusão anda lentamente mesmo. Já faz anos que as questões teóricas do processo de inclusão tem sido amplamente discutidas. No entanto, este ano a nossa escola resolveu facilitar o acesso aos deficientes físicos, com rampas apropriadas.
Como vamos acolher as pessoas com necessidades especiais nas salas de aula se elas nem conseguem entrar nas escolas?

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosilaine, ótima essa tua postagem, além de fazeres referência ao texto, trazes as tuas aprendizagem construidas a partir dele. Abração, Sibicca