domingo, 21 de setembro de 2008

TRANSFORMAÇÕES NA CONVIVÊNCIA

Maturana e Varela destacam a importância de nossos atos no mundo e na construção do mundo. Somos responsáveis pelo que fazemos ou deixamos de fazer. Consequentemente teremos respostas positivas ou negativas das nossas ações praticadas anteriormente.
Nós aprendemos quando observamos o mundo, interagimos com ele, somos capazes de produzir componentes ao interagir com o meio, e com a continuidade entre o social, o humano e suas raízes biológicas.
O que me marcou muito nessas leituras e observações até aqui, é que desde a nossa infância estamos construindo o nosso caminho. Muitos pais e educadores não têm conhecimento da importância das relações afetivas e que essas relações são importantes na aprendizagem. Se as relações são marcadas por emoções positivas, as ações também serão positivas. Se as relações são marcadas por emoções negativas, as ações serão negativas.
As emoções são importantes nas nossas relações interpessoais. Segundo (DAMÁSIO, 2.000, p.63). “[...] não é verdade que a razão opere vantajosamente sem influência da emoção. Pelo contrário, é provável que a emoção auxilie o raciocínio, em especial quando se trata de questões pessoais e sociais que envolvem risco e conflito.”
Percebemos quando uma pessoa está apaixonada ou está vivendo emoções positivas ou negativas através do seu corpo no olhar, nos seus gestos, nas expressões faciais... Sabemos que as experiências vividas Também afetam as nossas emoções.

Um comentário:

Kátia Diehl. disse...

Olá Rosilaine !
O Grupo "Comportamento Infantil " - Pólo de Alvorada - da interdisciplina Seminário Integrador V - criou uma
ENQUETE para coletar dados para a PESQUISA realizada sobre as mudanças que afetam alunos quando ingressam a 5ª série do Ensino Fundamental.
PARTICIPE ! Sua opinião será de grande importância para o nosso trabalho !
Visite os endereços abaixo ou o meu blog :

http://www.enquetes.com.br/index.asp?id=819090

http://comportamentoinfantil.pbwiki.com/

Obrigada pela atenção !
Abraços !

Kátia Diehl - Grupo: Comportamento Infantil