segunda-feira, 29 de outubro de 2007

SEM MEDO DE SER FELIZ


Como é bom ouvir os outros cantando. Eu canto mal, por isso usava somente CD para cantar com meus alunos. Através desta interdisciplina comecei a cantar sem medo de ser feliz. No primeiro dia os alunos acharam estranho. No dia seguinte pediram que eu cantasse outra vez. Assim passamos a cantar todos os dias músicas variadas.Tenho em minha turma. um estagiário que toca gaita. As aulas se tornam mais animadas ainda. Precisamos tentar vária vezes até conseguir alcançar nossos objetivos.

USANDO A CRIATIVIDADE


Através desta interdisciplina descobri que as minhas aulas poderiam ser mais interressantes para os meus alunos. Estamos realizando o estudo sobre sobre o município de Ivoti. Pedi para que os meus alunos trouxessem de casa objetos que contam a história dos antepassados. A partir desses objetos organizamos juntamente com ma pesquisadora local um Pequeno Museu no auditório da escola e convidamos os formandos do curso normal do Instituto de Educação de Ivoti para conhecerem nosso trabalho. Na ocasião a pesquisadora Leani teve uma conversa com os visitantes, explicando sobre o trabalho desenvolvido.
Convidamos um artísta local para expôr sua telas com a pintura dos pontos turistícos de Ivoti. Os alunos da 3ª e 4ª séries apresentaram danças e cantos alemães.
A cada dia que passa estou valorizando mais o saber dos meus alunos. Aprendi a pedir ajuda a outras pessoas, encarar novos desafios, trabalhar com outras turmas e aida conseguimos envolver história arte e danças num só momento.

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS


Através desta interdisciplina descobri que eu não sabia contar histórias para os meus alunos. Contar histórias não é ler a ela para os alunos mas deixar eles imaginarem, ir além do que está nas páginas do livros. Agora já uso alguns recursos para contar histórias. O avental onde os personagens vão sendo colocados ao longo da história, barrulhos, figurino e adereços diversos. Os alunos trazem de casa acessórios para a contação de histórias.
Os alunos musicalizaram uma poesia. Nunca tinha pensado utilizar está atividade nas minhas aulas. São pequenas tarefas executadas diariamente que tornam a minha aula mais atrativa e prazerosa.

TEATRO NA ESCOLA


Para mim, teatro na escola era a representação de uma peça teatral. Na aula de teatro do PEAD descobri que as pequenas representações teatrais podem ser usadas no dia-a-dia, em nossas aulas. Na primeira atividade que realizei com meus alunos, a aula virou uma bagunça. Achei impossível desenvolver as dinâmicas sugeridas na aula presencial.
Depois de muita conversa, tenho muita paciência os alunos entenderam a atividade proposta.
Muitas vezes deixamos de desenvolver atividades divertidas e importantes para a formação do nosso aluno pois estamos preucupadas com os conteúdos curriculares.

BRINCANDO COM OS ALUNOS


Aprendi a brincar com os meus alunos. Eles expressam através de brincadeiras: sentimentos, emoções e situações reais vivenciadas por eles. Está sendo uma ótima oportunidade para combinar-mos regras É preciso ter paciência e ouvir as pessoas envolvidas na brincadeira.


Na primeira semana as brincadeiras novas zip, zap ,cabum e passarinho no ninho não deram muito certo. Os alunos não conheciam, por isso, não gostaram. Quando entenderam bem a brincadeira queriam brincar todos os dias.


Na segunda semana pesquisamos sobre as brincadeiras antigas. Cada aluno teve que ensinar uma nova brincadeira aos demais colegas. Está sendo um desafio para eu usar mais a ludicidade todos os dias na minha aula.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

UM NOVO OLHAR SOBRE AS ARTES


Ao longo deste semestre adquiri novos conhecimentos relevantes para a minha formação pessoal e profissional. No começo achei as tarefas da interdisciplina difíceis. Tive medo de começar a releitura da obra: "As Meninas" de Diego Velásquez. Fiz esta releitura com os alunos da minha turma, eles recriaram obras fantásticas. Não me dei por satisfeita e procurei o artísta plástico Maurício Weber. Ele deu-me uma nova visão e dicas importantes: manter acomposição da obra, os traços e a harmonia das cores.
Maurício acrescentou que uma obra de arte deve se identificar comigo e eu com ela. Caso contrário ela não terá sentido nenhum.
Após a conclusão deste trabalho passei a encarrar as obras de artes co uma nova visão. Observo os traços, as cores, os detalhes e a composição da obra como um todo.