segunda-feira, 29 de março de 2010

DESAFIOS

Este semestre está sendo desafiador para mim. Estou revisando o que aprendi em teoria nas interdisciplinas cursadas ao longo desses três anos, e construindo na prática novos saberes com os alunos em sala de aula.
Na escola em que estou desenvolvendo o Estágio Curricular, as aulas iniciaram no dia 18 de fevereiro de desse ano. Na primeira semana fui observando como as crianças se relacionavam quais suas características emocionais e sociais, como reagiam as respostas, sua origem sócio econômica, causas de algumas dificuldades de aprendizagem.
Constatei que estava desmotivado, a direção da escola exigiu o Plano de Trabalho. Eu e a professora da outra turma, que tem as características parecidas, formamos parceria, planejamos juntas e resolvemos desafiá-los a desenvolverem uma Arquitetura Pedagógica.
Esta foi a quarta semana de pesquisa, os trabalhos não renderam o esperado. Um dia os computadores estavam em manutenção e no outro quando estávamos criando e-mail para cada um dos alunos as tecnologias  não colaboraram e acabamos no frustrando um pouco. Assim como nós alunos do PEAD aprendemos a usar as ferramentas tecnológicas, os nossos alunos também terão essa oportunidade de caminhada em busca do conhecimento.

domingo, 21 de março de 2010

PREPARAÇÃO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR

A caminhada foi longa e sem percebermos o tempo passou depressa. Agora, estamos nos encaminhando para a conclusão do curso. É hora de colocar em prática com nossos alunos o que aprendemos durante os semestres anteriores.
O estágio é um momento de crescimento profissional, constituindo uma atividade interativa e participante. No VII semestre, em grupos, já havíamos elaborado as Arquiteturas Pedagógicas conforme a faixa etária dos nossos alunos.
No entanto, fiquei um pouco angustiada no início do ano letivo. Eu iria desenvolver o Estágio Curricular na Rede Estadual de Ensino, na qual conhecia a realidade dos alunos. Infelizmente não foi possível, tive que assumir uma quarta série na Rede Municipal de Ensino com uma realidade totalmente desconhecida.
A partir dos desafios surgem as novas aprendizagens. Neste semestre teremos a oportunidade de trocar idéias e experiências com nossos professores, tutores, colegas e alunos, inovando em nossas escolas com o uso das tecnologias.

PENÚLTINO SEMESTRE

                                ESTÁGIO É:



• Responsabibilade;
• Aprendizagem social;
• Procedimento Didático-Pedagógico;
• Atividade orientada;
• Prática supervisionada;
• Crescimento cultural; 
• Atividade programada;
• Aperfeiçoamento;
• Treinamento;
• Situação real da vida e do trabalho;
• Desenvolvimento profissional e
• Atualização dos conhecimentos.